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Uma das primeiras coisas que a maioria das empresas faz quando começa no marketing de conteúdo é criar um blog e começar a publicar artigos. Embora um blog seja o alicerce da maioria das estratégias, você não deve parar por aí. Por isso, considere outros formatos de conteúdo. Nesse artigo eu vou apresentar 10 formatos de conteúdo para sua estratégia de marketing.

Ao diversificar com novos formatos de conteúdo, você pode alcançar novos clientes em potencial e, ao mesmo tempo, oferecer ao público atual novas maneiras de interagir com sua marca.

Sempre que você experimenta algo novo em seu marketing de conteúdo, obtém novos insights sobre o que suas personas gostam e o que não funciona para elas. Sendo assim, até mesmo ideias que não dão certo trazem novas informações para seus negócios. Então, vá além do confortável e pense em trabalhar alguns desses formatos de conteúdo em sua estratégia ainda este ano.

Formatos de Conteúdo para sua Estratégia de Marketing

Um blog é algo realmente valioso. Porém você deve considerar que sua audiência talvez seja composta por pessoas com diferentes interesses. Além disso, você pode se surpreender com sua capacidade criativa para produzir quando você abre as possibilidades de criação de conteúdo, em vez de encaixá-las todas em apenas escrever artigos para o blog.

Ao utilizar vários meios para criar e distribuir conteúdo, as empresas podem ampliar seus esforços, criar uma influência maior e ver um maior engajamento a longo prazo. Então, se você não gosta de escrever uma infinidade de artigos, não tem capacidade, ou simplesmente precisa de um impulso de criatividade, aqui vão minhas dicas.

1. Vídeos

Formatos de Conteúdo para sua Estratégia de Marketing

O vídeo é um dos melhores formatos a considerar quando você expande seus formatos de conteúdo. Você pode criar vídeos para seu site, blog, Instagram, Facebook, Youtube, e etc. Ou seja, qualquer mídia social trabalha bem com vídeos hoje em dia e a tendência é que isso se fortaleça cada vez mais.

Além disso, quase todas oferecem opções de vídeo ao vivo. É um bom formato para tirar dúvidas e se aproximar do seu público. Para descobrir o melhor tipo de vídeo, você deve pensar na jornada do comprador.

Então, se você está procurando um formato de conteúdo que tenha impacto emocional no seu público, o vídeo é a melhor opção.

  • Educativos
  • Explicativos
  • Interativos
  • Lives
  • Entrevistas

2. Infográficos

Formatos de Conteudo para sua Estrategia de Marketing - Infograficos

Por outro lado, se você quiser transmitir informações de maneira simples e rápida, um infográfico pode ser sua melhor escolha.

Muitas vezes quando um leitor acessa um post de blog e vê um infográfico, ele já vai direto para essa imagem, porque ele quer consumir o conteúdo de maneira rápida e ao mesmo tempo ter a visão geral do assunto. É um formato de fácil digestão. 

  • Mapas
  • Timelines
  • Diagramas

3. Gráficos e Tabelas

Formatos de Conteudo para sua Estrategia de Marketing - Graficos e Tabelas

Em seguida, se você conseguiu agrupar um conjunto interessante de dados, gráficos e tabelas são uma ótima maneira de demonstrar suas ideias e descobertas. Você também pode incluí-los como parte de um artigo de blog ou compartilhar nas redes sociais como um post.

Porque esse formato de conteúdo adiciona um elemento visual, simplifica informações complexas.

  • Projeções
  • Pesquisas

4. Ebooks e Checklists

Formatos de Conteudo para sua Estrategia de Marketing - Ebooks e Checklists

Os ebooks são ótimos para gerar leads. O objetivo do ebook é ser um conteúdo mais longo e detalhado que um artigo de blog. Então, os posts do blog são escritos para atrair visitantes, já os ebooks têm o objetivo de converter esses visitantes em leads.

5. Conteúdo Interativo

Os formatos mais tradicionais de conteúdo, como postagens em blogs, infográficos ou vídeos, são sobre observar: ler, assistir ou ouvir.

O conteúdo interativo, por outro lado, envolve as pessoas por meio da participação ativa. O ponto comum para todo o formato de conteúdo interativo é que ele oferece às pessoas a possibilidade de participar ativamente da experiência, em vez de observarem passivamente.

Então, as pessoas interagem respondendo perguntas, escolhendo preferências, adivinhando, votando, navegando ou jogando. Além disso, outros formatos podem ajudar as pessoas em suas tarefas habituais e serem interativos.

  • Planilhas
  • Calculadoras
  • Calendários
  • Quiz e Testes
  • Jogos
  • Competições
  • Mapas Interativos

6. Áudios

Formatos de Conteudo para sua Estrategia de Marketing - Audios e Podcasts

Para exemplificar conteúdos em áudio, o melhor tipo é o podcast, que pode ser uma entrevista, discussões ou debates.

Todos estão ocupados e em grande parte o apelo do podcast reside nessa realidade. Os áudios podem ser consumidos enquanto estamos realizando outras tarefas.

É um formato de conteúdo que pode ser consumido enquanto fazemos exercícios na academia, enquanto levamos o cachorro para passear ou lavamos a louça do jantar. Outros tipos de conteúdo tendem a exigir toda a sua atenção. Você não pode assistir a um vídeo enquanto dirige, por exemplo.

  • Podcasts
  • Posts de blog em áudio

7. Imagens

Fotos e ilustrações também são formatos de conteúdo que podem transmitir mensagens importantes. Principalmente porque esse tipo de conteúdo é muito compartilhável nas mídias sociais e fácil para qualquer pessoa salvar e encaminhar.

  • Ilustrações
  • Fotos
  • Gifs
  • Memes
  • Animações

8. Apresentações

Formatos-de-Conteudo-para-sua-Estrategia-de-Marketing-Apresentacoes

Além de ebook e vídeos, as apresentações também são excelentes formatos para explicar, ensinar e ajudar seu público. Poucas pessoas lembram das apresentações, mas elas podem ser muito populares também, porque são visuais e informativas. E podem ser divertidas! Compartilhe suas apresentações no SlideShare, uma rede social do LinkedIn.

9. Cursos Online

Todo o marketing de conteúdo é sobre aprendizagem. Por isso tantos posts de blog que ensinam algo, explicam algo. Porém, para as pessoas que poderiam mergulhar mais fundo no aprendizado de um tópico mais amplo, até mesmo uma postagem de blog bem extensa não ensina tudo que precisam.

Criar cursos gratuitos sobre tópicos relevantes para o seu público é, portanto, uma boa maneira de se destacar e se tornar um recurso para as assuntos que seus cursos abordam.

Os cursos são uma mistura de vídeos, ebooks, questionários, infográficos e apresentações, todos reunidos de forma a ajudar seu estudante a aprender tudo o que ele precisa naquela área.

Como você pode imaginar, é sim muito trabalho, mas a maioria das empresas já tem conteúdo suficiente para montar um curso, isso não significa começar do zero, apenas organizar tudo em uma linha de raciocínio lógico.

Sendo assim, você pode analisar e redirecionar o conteúdo que você já possui para começar um curso, e pode descobrir que você não precisa criar todo esse novo conteúdo, apenas reorganizar. Portanto, ao apresentar as informações que você já forneceu em um novo formato, elas terão mais valor para grande parte do seu público.

10. Webinars

Formatos de Conteudo para sua Estrategia de Marketing - Webinars

Os webinars são eventos ao vivo ou gravados sobre um tópico específico que é de amplo interesse para sua audiência. As pessoas podem se inscrever com antecedência no evento online e assim, você pode interagir com essas pessoas de várias formas.

O formato mais comum é uma apresentação seguida de uma sessão de perguntas e respostas. Inclusive, você pode até mesmo pedir as pessoas que façam perguntas antecipadamente ou durante o webinar.

Além disso, você pode aproveitar essa oportunidade para fazer pesquisas com sua audiência. A capacidade do webinar bem como os recursos disponíveis vão depender do tipo de serviço que você utilizar para a transmissão.

Nesse artigo eu citei alguns formatos, mas existem outros, acredite. Descubra quais desses formatos mais se adequam a sua estratégia, e se você ainda não tem uma estratégia, entre em contato comigo que eu vou te ajudar. 

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