Compartilhe:

Dado foi divulgado por Michael Becker, vp executivo da iLoop Mobile, durante workshop no Mobile Marketing Forum São Paulo

Existem atualmente 4,1 bilhões de assinantes de telefonia móvel no mundo, sendo que o Brasil está em quinto lugar no ranking dos países que mais utilizam o serviço, com uma base de 152 milhões de assinantes. As informações, que são para lá de promissoras, foram divulgadas por Michael Becker, vp executivo da iLoop Mobile (uma das agências responsáveis pelas ações de mobile marketing na campanha eleitoral de Barack Obama, presidente dos EUA), durante workshop apresentado no Mobile Marketing Forum São Paulo, evento realizado até quinta-feira (26), no Hotel Sofitel. “Temos 73% da população mundial equipada por aparelhos móveis”, afirma Becker.

Já nos EUA, o executivo diz que 86% dos americanos possuem a tecnologia mobile, e que 56% utilizam o serviço de mensagens de texto. “No Brasil, é preciso compreender o que são os aplicativos destinados aos mercados de massa (SMS) e aos de nicho (bluetooth, mobile web e vídeos). Em relação ao bluetooth, por exemplo, muitas pessoas ainda não sabem como reagir à tecnologia. O mercado precisa entender essa questão e começar a educar os consumidores”, enfatizou Becker.

O executivo também disse que um dos erros principais no processo de criação de uma campanha de mobile marketing é imaginá-la, primeiramentente, apenas como “uma grande ação”. De acordo com ele, é necessário iniciá-la com um bom programa de marketing. “É fundamental criar o engajamento com o consumidor e criar comunicações que possam ter feedback”, disse Becker, que ressaltou a necessidade de se explorar de maneira flexível a interação com os consumidores.

Outro fato importante destacado por Becker é que a Mobile Marketing Association (MMA) está analisando formas de diminuir as barreiras existentes em relação às taxas de transmissões de dados que, para Becker, são altas no Brasil. “O MMA está pensando em como definir ações gratuitas para o usuário. Nos EUA, por exemplo, é pago algo em torno de US$ 15 centavos pelo envio de mensagens de texto. Mas a questão depende muito da geografia e do sistema de cada País. E as empresas precisam estar muito atentas em verificar qual aplicativo funcionará em cada região”, disse Becker.

A respeito das ações de marketing durante a campanha eleitoral do presidente norte-americano Barack Obama, o vp executivo da iLoop Mobile disse que a iniciativa envolveu a integração de todas as formas de mídia. “Utilizou-se marketing viral, websites, e as mensagens de texto continham informações que eram relevantes e importantes para as pessoas contatadas. Esse pode ser um bom exemplo para as empresas”, disse Becker.

Já Jeff Merkel, senior director business development da AdMob – uma das maiores agências de marketing móvel do mundo e que possui clientes como Cola-Cola, Adidas, Semp Toshiba e GAP – apresentou em seu workshop no MMF um panorama geral do mercado norte-americano de mobile marketing. De acordo com ele, a audiência de usuários do país que acessam internet no celular cresceu de 32,3 milhões em 2007 para 46 milhões em 2008. “Também constatou-se aumento de 53% de assinantes que optaram por um plano de dados ilimitado”, disse ele.

Em relação aos conteúdos mais acessados, estão as informações sobre restaurantes (com crescimento de 68,7%) stock quotes (aumento de 62%), e dados de filmes (+51%). “Entre as rede sociais, o Orkut não cresce nesse mercado de internet móvel. Neste sentido, o facebook é o mais utilizado, além da introdução de milhares de outros sistemas. É importante enfatizar que estamos falando com um público novo e que está em constante crescimento. Devemos pensar fora dos limites”, afirmou Merkel.

O executivo também disse que a AdMob vem crescendo na América Latina, e está desenvolvendo parcerias com empresas e monitorando conteúdos. “O mobile marketing continua em grande ascensão na América Latina. No Brasil, vejo que ainda há uma imaturidade para com o iphone. Os brasileiros precisam ser educados a utilizá-lo”, salientou.

Via: Propmark

Write A Comment