Compartilhe:

Muito se fala em resiliência, mas o que é isso? Pense então numa palavra parecida: Resistência.

Ser resiliente é ser resistente. É ser como uma mola. É ser capaz de resistir a extrema pressão. É ser como aqueles edifícios próprios para resistir a terremotos, precisam ser resistentes, mas flexíveis.

Como quando recebemos uma crítica ou temos um desentendimento no local de trabalho e sabemos administrar a situação para que ele não interfira no dia-a-dia, para que isso não seja um problema e sim o início da solução.

Resiliência é um termo utilizado para definir a capacidade humana de passar por experiências adversas sucessivas sem prejuízos para o desenvolvimento.

Você é resiliente? Pergunte a você mesmo:

– Consigo ver oportunidades no perigo e imaginar situações de sucesso em vez de fracasso?
– Considero outras alternativas que também podem me levar ao mesmo objetivo?
– Consigo me organizar e traçar metas diante do caos?
– Sei priorizar? Tenho iniciativa?

Questione-se, tente lembrar qual foi sua atitude diante do um fracasso. As grandes oportunidades estão nas pequenas ações, acredite em seu potencial e não tenha medo de errar!

Se aprendemos com nossos erros, por que temos tanto medo de errar?

Uma vez uma pessoa me perguntou sobre minhas realizações na vida profissional, e eu então respondi, com muita empolgação, quais eram. Logo em seguida me perguntou sobre meus grandes erros, atitudes impensadas e fracassos. Foi então que eu percebi que todos os erros cometidos, me tornaram mais experiente, mais capaz, mais resiliente. Pense nisso e seja muito feliz!

Outro exemplo muito comum é quando planejamos, projetamos os acontecimentos e por alguma variável incontrolável (ou as vezes até controlável, mas não levada em consideração), alguma coisa acontece fora do que previmos. O mais comum é o profissional perder o controle, ficar sem ação, entrar em pânico. Isso apenas faz com que não consiga encontrar a saída. Temos aqui o chamado Quociente de Adversidade, mas isso já é outra conversa, que vou abordar no próximo post.