Compartilhe:

Esta habilidade de perceber as tendências e de estarmos atentos a todas as movimentações do nosso mercado vai evitar que nós sejamos fervidos, ou eliminados do mercado prematuramente

Muitos já devem ter ouvido a história do sapo fervido – este animal dentro de uma panela com água adapta-se rapidamente à sua temperatura interna. Se colocarmos esta panela ao fogo, o sapo irá se adaptar a sua temperatura lentamente, mas infelizmente morrerá, pois com sua alta capacidade de adaptação, quando perceber que a temperatura está muito alta, já será tarde, não tendo tempo para qualquer reação.

Esta fábula nos mostra que muitas vezes algumas habilidades que parecem ser úteis podem ser fatais em algumas ocasiões, e que devemos estar bem atentos para que não estejamos numa panela com água próximo de sermos fervidos. Para isso, precisamos desenvolver as habilidades corretas para o desenvolvimento de nosso trabalho, a fim de não perdermos o foco do que realmente seja importante na empresa.

A principal habilidade a ser desenvolvida é a de perceber quais são as atividades importantes que sua empresa executa e quais são os pontos que devem ser monitorados e desenvolvidos, tanto internamente como externamente.

Os novos conhecimentos estão tornando muitas das nossas maneiras de ser e de fazer antiquadas. Quem imaginava trocar as fitas cassete por DVD, discos de vinil por CDs, bips e pagers por telefones celulares, isso para falar o mínimo. E na sua empresa, o que está sendo ou está prestes a ser descontinuado?

Esta habilidade de perceber as tendências e de estarmos atentos a todas as movimentações do nosso mercado vai evitar que nós sejamos fervidos, ou eliminados do mercado prematuramente. As empresas estão usando todas as ferramentas possíveis e imagináveis para que esta capacidade de estar sempre alerta não se perca: terceirizações, consultorias e cursos de especialização, basicamente.

Enxergar essas movimentações, perceber o que realmente é importante e se manter vivo neste mercado vai depender da nossa capacidade de adaptação, mas sem deixar de atentar para a água fervente que pode estar a nossa volta. Como o sapo na panela.

– Por Dalton Viesti (via www.administradores.com.br)

Eu diria que esse cuidado deve ser empregado a todas as áreas de nossa vida. Não apenas na vida profissional, mas em todas as nossas relações, nossos sonhos, objetivos. Estar atentos a nossas verdadeiras necessidades e de que forma podemos realmente contribuir para nossa sociedade, nossa espécie.

Write A Comment