Compartilhe:

5.3 bilhões de pessoas tem telefones móveis. Há cada vez mais pessoas com um telefone celular nas mãos a cada manhã que com um jornal – e não é só para fazer ligações. O tráfego de dados móveis está triplicando a cada ano. Dispositivos móveis, tablets e smartphones venderam mais que PCs, laptops e netbooks, juntos, este ano. O mundo mudou para o meio mobile, que é diferente, então esteja preparado.

Consumidores desejam mais serviços

A comunicação de voz está mudando. O custo da transmissão de dados está transformando o celular em um dispositivo de transferência de dados. Isto porque serviços de voz tradicionais estão sendo substituídos por voz sobre IP (VOIP).

Empresas de VOIP estão crescendo. A mais conhecida é o Skype, com 170 milhões de assinantes em todo o mundo e 30 milhões de usuários móveis. O Skype foi adquirido recentemente pela Microsoft.

Social Media – e o desejo de compartilhar instantaneamente a informação – é a condução da interação móvel. O Twitter tem 125 milhões de usuários móveis gerando 40% de todos os tweets. O Facebook tem 250 milhões de contas móveis.

A visualização de vídeos é o que mais cresce na Internet. Usuários fazem upload de 48 horas de vídeo por minuto no YouTube. Os americanos assistem vídeos em dispositivos móveis 4 horas e 20 minutos por mês. Estima-se que, até 2015, dois terços da comunicação em redes móveis serão via vídeos.

Desenvolvimento tecnológico empulsionandoo crescimento móvel

Conforme a tecnologia avança, cresce a capacidade móvel, os consumidores se beneficiam da conveniência e exigem cada vez melhores serviços de banda larga.

O desenvolvimento da tecnologia atual vê a introdução simultânea das redes 4G rápidas por parte dos operadores de rede, e a programação está se deslocando para a linguagem HTML5 (mobile-friendly). Estas duas tecnologias vão alinhar a experiência do usuário mobile com a Internet tradicional, embora em uma tela menor.

Além disso, os projetistas de sistemas operacionais móveis estão melhorando continuamente a plataforma operacional para maximizar os aspectos comerciais da conectividade móvel.

Apple e Google Android são os sistemas operacionais móveis dominantes. Apple e iOS representam 55% do mercado de smartphones. Ambos dominam o mercado de tablet, que prevê um crescimento de 250% no próximo ano.

Comércio via mobile

As oportunidades de comércio são vastas. Um exemplo é a capacidade de dispositivos móveis serem geograficamente localizados. Prestadores de serviços tem agora a capacidade de comunicar e anunciar com base na localização do dispositivo (GPS).

Os bancos internacionais estão desenvolvendo o chamado Swipe to Pay, criado para substituir cartões de crédito. Esta funcionalidade utiliza a tecnologia NFC, de comunicação por aproximação. Os pagamentos via NFC ainda estão começando, mas existe grande expectativa de crescimento para 2012.

A identificação do dispositivo móvel de frequência única de rádio (RFID) permite identificar o proprietário pela instituição bancária, enquanto o comerciante ao mesmo tempo comunica os detalhes da transação.

Além da conveniência para consumidores e comerciantes, esta tecnologia também vai reduzir a fraude de cartão de crédito porque os detalhes dos clientes bancários não estão disponíveis para o comerciante.

Mais em tecnologia móvel

Códigos de resposta rápida (Código QR) e Tags Microsoft são soluções de código de barras 2D atualmente ganhando força no mercado de varejo. Uma vez digitalizados, esses códigos de barras 2D podem executar várias funções.

Cloud computing é o upload e/ou download para o armazenamento de informações em computadores remotos através da Internet. Isso significa que dispositivos móveis não terão mais a necessidade de uma grande capacidade de memória.

Por Kevin Bassett

Write A Comment