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Mobile ToolsO designer e desenvolvedor Josh Clark discute os 7 Mitos do Mobile Web Design. Segundo Clark, designers devem entender as diferentes plataformas como se fossem diferentes culturas. Então, o que faz a cultura móvel diferente da cultura de desktop? “Nós tendemos a simplificar demais a necessidade de mobilidade. E corremos o risco de construir aplicativos simples demais.”, diz ele. Seguem alguns esclarecimentos de Clark:
Usuários móveis são apressado e distraído. Errado. Mobile não é apenas “em movimento”. É no sofá, na cozinha, e durante uma espera de três horas. Quando estamos no celular, executamos micro tarefas, estamos parados e estamos provavelmente entediados.
Mobile = Less. Errado. Mobile não é menos. Designers fazem muitas suposições baseadas no tamanho da tela. Não devemos limitar as funcionalidades baseado em tamanho de tela apenas. “Dizer que o mobile design deve ter menos é como dizer que livros de bolso têm páginas mais curtas, de modo que devemos remover capítulos”, diz Clark.
Complexidade deve ser evitada. Errado. Complexidade é impressionante, dá textura as nossas vidas. Designers não devem confundir complexidade com complicação. É preciso gerenciar a complexidade, e não matá-la.
Toques extra e cliques são ruins. Errado. Qualidade do Toque> Quantidade de Toques. Os designers podem criar uma grande ideia por tela em vez de uma grande ideia por app.
Tem que ter um site para celular. Errado. Designers devem se concentrar em todas as plataformas. Precisamos de grandes experiências, mas não necessariamente um site separado. Designers não devem sempre pensar em criar sites diferentes para dispositivos diferentes. Eles devem pensar: o que podemos fazer para melhorar a experiência?
“Seu site mobile provavelmente deve ter menos coisas do que o site desktop, mas não porque é móvel, mas porque o seu site de desktop provavelmente está cheio de porcarias”, diz ele.
Mobile é sobre apps. Errado. Designers devem parar de se concentrar em aplicativos, não é sustentável. “Não podemos projetar uma nova experiência em todas as plataformas a partir do zero cada vez”, avisa. Então, citando Bruce Lee, ele diz, o conteúdo é como a água, que assume muitas formas e flui para todos esses diferentes recipientes.
Conteúdo e API são para viciados em banco de dados. Errado. Designers todos têm de se preocupar com isso também e se envolver.
Clark diz que os designers precisam se concentrar no fato de que os dispositivos móveis podem melhorar a experiência do usuário. Mobile é mais. É uma câmera, GPS e voz! Mobile dá a um site super poderes em comparação com uma experiência de desktop.

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