Compartilhe:

Para muitas pessoas as mídias sociais se tornaram uma parte fundamental de suas vidas, seja postando no Twitter ou atualizando seu status no Facebook. Para outras, a ideia de acrescentar mais formas de comunicação a seu cotidiano é absurda, já que não tem tempo nem para as tarefas habituais. Para aqueles que ainda não se arriscaram nas redes, aqui vai um resumo delas.

Facebook

Desde setembro de 2006, qualquer pessoa com idade superior a 13 anos, com um endereço de e-mail válido (e não residentes em um dos países onde é proibido) pode se tornar um usuário do Facebook.

Os usuários podem adicionar amigos e enviar mensagens,atualizar seus perfis pessoais para notificar os amigos sobre eles mesmos. Além disso, os usuários podem entrar em grupos dos mais variados temas, grupos de trabalho, da escola ou faculdade por exemplo.

Pessoas podem criar um perfil pessoal no Facebook, ou criar uma página de fãs se eles acham que eles terão mais de 5 mil fãs ao longo do tempo. Com mais de 800 milhões de usuários ativos no Facebook, as empresas perceberam que ter uma presença no Facebook faz sentido comercialmente. Ele dá aos fãs da marca a oportunidade de interagir com a sua empresa favorita e ainda construir esse relacionamento online.

Mais de 50% dos usuários ativos do Facebook acessam seus perfis uma vez ao dia no mínimo e o usuário médio tem mais de 130 amigos. Mais de 75% dos usuários estão fora dos EUA. O usuário médio está conectado a 80 páginas, grupos ou eventos.

A fim de obter o máximo proveito do Facebook, os usuários devem assinar regularmente para responder aos comentários em tempo hábil. As empresas devem considerar sua presença nessa rede.

Twitter

O Twitter foi lançado em 2006, é uma rede livre com serviço de micro blogging que permite aos seus usuários enviar e ler mensagens conhecidas como tweets. Tweets são posts baseado em texto de até 140 caracteres exibidos na página do autor do perfil e entregue aos assinantes do autor que são conhecidos como seguidores.

Remetentes pode restringir a entrega para aqueles em seu círculo de amigos ou permitir o acesso aberto. Desde o final de 2009, os usuários podem seguir listas de autores além de seguir autores individuais.

Muitas pessoas tem utilizado o Twitter para fazer reclamações dos serviços prestados pelas empresas. E tem dado certo! As empresas tem respondido com rapidez e tem procurado resolver os problemas antes que vire caso de justiça.

Para empresas de B2C é uma excelente forma de relacionamento.

Twitter tem 225 milhões de usuários, um bilhão de tweets por semana e 65 milhões de tweets por dia.

A faixa de 18 a 29 anos ainda é o grupo mais propenso a usar o Twitter. O uso entre aqueles com idade entre 25 a 44 está crescendo rapidamente também. Desde 2010, o número de pessoas com idades entre 30 a 49 usando o Twitter dobrou de 7% para 14%, e há mais de 100.000 aplicativos do Twitter.

A fim de obter o máximo proveito do Twitter, os usuários devem se envolver com outros usuários e postar regularmente. As empresas devem considerar utilizar o Twitter também.

LinkedIn

LinkedIn é o maior site de networking profissional do mundo. O LinkedIn tem mais de 135 milhões de membros em mais de 200 países e territórios. Mais de dois milhões de empresas têm página no LinkedIn.

Os usuários criam perfis que resumem sua história de carreira com os empregadores atuais e passados, bem como as responsabilidades de trabalho e cargos, habilidades, educação, recomendações de clientes e empregadores, interesses, grupos, prêmios, bem como informações de contato.

A fim de obter o máximo proveito do LinkedIn, os usuários deverão preencher o seu perfil na íntegra. LinkedIn é popular para desenvolvimento de negócios e busca de emprego.

Flickr

Lançado em 2004, é uma popular comunidade de compartilhamento de fotos que permite a qualquer compartilhar e organizar suas fotos digitais online. Embora muitas pessoas usem o Flickr para fins recreativos, ele também pode ser uma poderosa ferramenta para as empresas.

Quem se inscrever para uma conta no Flickr, pode fazer upload de suas fotos e usar o site para compartilhar, armazenar e visualizar  (até 100MB por mês). Tudo isso gratuitamente.

É recomendável que você tenha duas contas no Flickr, um para os negócios e outra para uso pessoal.

Os direitos de autor podem ser restritos se você quiser. Você também pode usar o Flickr como uma biblioteca de imagens para anúncios, folhetos e catálogos.

Há 51 milhões de membros no Flickr. Em dezembro de 2010, o Flickr tinha um acervo de cinco bilhões de imagens.

YouTube

Lançado em 2005, o YouTube é a segunda ferramenta mais utilizada para buscas na Internet. YouTube é um site de compartilhamento de vídeos no qual os usuários podem fazer upload e compartilhar vídeos.

O YouTube consiste principalmente de vídeos gerados pelos usuários, incluindo clipes de filme, clipes de TV e vídeos musicais, amadores e originais (80%). A maior parte do conteúdo no YouTube foi enviada por pessoas, embora as corporações de mídia, incluindo CBS e a BBC ofereçam muito do seu material através do site, como parte do programa de parceria do YouTube.

Um exemplo de uma empresa que utiliza o YouTube é a Toyota, como parte de seu recall e comunicações de branding.

Existem mais de 120 milhões de vídeos no YouTube, 200.000 novos vídeos são carregados todos os dias, e mais de 100 milhões de vídeos são vistos diariamente. Mais de 490 milhões de contas foram criadas no YouTube. Há 92 bilhões de page views por mês. O usuário médio gasta por volta de 25 minutos no site a cada visita. Gasta 5 horas e 50 minutos por mês no YouTube. A faixa etária do YouTube é ampla: 18 a 54 anos de idade. O YouTube diz que, em média, existem mais de 400 tweets por minuto com um link do YouTube.

E aí? Vale ou não a pena estar conectado?

Write A Comment