Compartilhe:

Você pode não acreditar, mas o Twitter tem um conjunto de diretrizes sociais (além dos Termos de Serviço, é claro), são algumas diretrizes não escritas que os usuários devem observar. Aqui vão algumas dicas que talvez você deva considerar quando twittar.

Não envie DM

Um dos erros mais comuns das pessoas no Twitter é fazer uma pergunta em geral, e, em seguida, dizer: “Envie sua resposta por DM.” Você só pode enviar DM se eles seguirem você, então este é geralmente um esforço desperdiçado. Também faz a pessoa parecer tola, já que eles claramente não entendem como o meio que eles estão usando funciona.

Um similar, é enviar DM para quem segue você, sendo que você não os segue. Ora, se você pretende iniciar uma conversa privada com alguém, tenha pelo menos a cortesia de permitir que a pessoa possa te responder.

Obrigado por me seguir

Enviar uma mensagem automática dando boas vindas não é necessário, ou desejável. Também é desnecessário agradecer as pessoas por Retweetar seus Tweets. Eu sei, parece uma coisa educada a fazer. Mas realmente, o Twitter seria um lugar excessivamente ruidoso se todo mundo agradecesse a todos a cada RT. (OK, o Twitter pode ser um lugar excessivamente ruidoso como é, mas não vamos torná-lo ainda pior.)

Twitter Spam ou Spammishness

Um exemplo mais recente é David Seaman, ele teve sua conta suspensa momentaneamente pelo Twitter, presumivelmente por causa do número de tweets contendo as mesmas hashtags em um curto período de tempo, por causa do conteúdo duplicado para não-seguidores de uma conta.

Se você fizer como Seaman, muitos podem segui-lo exclusivamente porque tem o mesmo pensamento sobre uma questão. Mas, como regra, há um limite de quantos tweets no mesmo tópico o pessoal quer ver. Se você está inundando o fluxo de tweets das pessoas – até mesmo por uma boa causa – você provavelmente vai perder seguidores.

Promoção de Serviços

A maioria das pessoas não quer ver todos os seus checkins no Foursquare. Deixar esses serviços com fluxo que gere spam é uma boa maneira de perder seguidores. Não é eficaz para uma organização enviar anúncios de forma tão contínua. Demonstra que está desesperado o suficiente para promover a ação com spam. Se as pessoas realmente gostam de um serviço, elas vão falar.

Concurso de Spam

Você pode estar desesperado por um iPad ou uma cortesia para um serviço – mas usando sua conta do Twitter como spam de serviços é uma boa maneira de levar unfollow.

Se você estiver pensando em usar o Twitter desta maneira, não faça isso. Twittar sobre um concurso da conta oficial é uma coisa, mas incentivar outros de seus seguidores ao spam não é bom. É uma linha fina, mas atravessá-la prejudicará a sua marca no Twitter.

Somente transmissão

Demasiadas pessoas e organizações tratam o Twitter como um meio de publicação somente, nunca se envolvem com outros usuários. Este é um erro. Se você está usando o Twitter para uma conta pessoal, você deve aproveitar a oportunidade para realmente se comunicar com seus seguidores, ler tweets de outras pessoas, e compartilhar coisas interessantes.

O mesmo é verdadeiro para as organizações. Alguém deve ser responsável pela conta de uma organização e tomar a iniciativa de responder as perguntas e até publicar coisas que não são estritamente de comunicação oficial. Se você está gerenciando uma conta Acme Corporation, você deve pensar em twittar artigos que são interessantes para a sua indústria e não apenas promocional para Acme Corporation. Quando os usuários disserem algo sobre @ Acme Corporation, você deve responder.

#Hash #Ataque

Hashtags no Twitter são usadas ??para ajudar as pessoas a encontrar os tópicos, mesmo quando eles não estão te seguindo. Assim, por exemplo, se você estiver em uma conferência como Xpto Summit, você pode adicionar #Xpto Summit a um tweet para ajudar outras pessoas na conferência a encontrar seus tweets sobre a conferência.

Existem pessoas que enviam tweets apenas com as palavras-chave. Não faça isso. É um spam visual. Também é bobagem usar uma hashtag para termos extremamente genéricos. Use hashtags, mas com moderação.

Cuidado com abreviaturas

Pense por um segundo se quer que potenciais empregadores ou clientes leiam seus tweets antigos e encontrem uma enorme quantidade de mensagens que fazem você parecer um jovem de 12 anos de idade.

Algumas abreviaturas são aceitáveis. Pergunte a si mesmo se você iria abreviar a palavra em uma comunicação casual com um colega de trabalho. Se a resposta for “não”, então não usá-la no Twitter também.

Contas protegidas

“Proteger” seus tweets para que você tenha de aprovar seguidores não é um erro por si só, mas é um obstáculo. Pense sobre o porquê de você estar no Twitter. Se é por razões puramente sociais para se comunicar com alguns amigos, então uma conta protegida pode ser o caminho a percorrer. Conheço gente que tem uma conta pública e uma conta privada e usam a conta protegida para desabafar. Isso é bom, embora seja melhor ter cuidado ao usar o Twitter para transmitir qualquer coisa que você não queira que todos vejam. Um deslize, ou uma falha por parte do Twitter, e você pode passar por maus momentos.

Se você está esperando para atrair seguidores, a conta protegida não é útil. Eu não vou enviar solicitações para acompanhar contas protegidas a menos que eu conheça a pessoa, já que não tenho maneira de ver o que é que eles twittam.

Twitter é uma conversa

Em caso de dúvida, imagine o Twitter como uma grande reunião profissional. Você está se comunicando com um grupo diversificado de pessoas, alguns intencionalmente, outros nem tanto. Quando você está contando uma história em uma festa, por exemplo, você nunca sabe quem pode ouvir. Se você é profissional, simpático e engraçado isso pode ser uma coisa boa, mas pode ir por outro caminho, também.

Apenas como um encontro profissional, não há regras rígidas e rápidas. O que pode ser apropriado para uma indústria não pode ser apropriado para outra.

Via Read Write Web

Compartilhe:

Write A Comment