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Com base no ranking do Ibope dos maiores anunciantes do Brasil, a MITI Inteligência mapeou como essas empresas estão atuando nas mídias sociais. O levantamento foi feito usando as seguintes redes: Twitter, Facebook, Orkut, Google +, Linkedin, Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs, os canais com em que os brasileiros estão mais presentes.
Confira os gráficos com os resultados.  (Nos gráficos, constam as dez empresas que mais se destacaram em cada canal, quando consideradas as redes sociais apenas com foco na marca corporativa, desconsiderando-se os produtos).

Twitter

Com base na quantidade de tweets realizados, verifica-se que a Sky é a que mais aproveita o microblog para contato com o consumidor, não apenas para divulgação dos seus produtos, mas também para diálogo com o cliente. Os números do gráfico são do total de publicações feitas no Twitter desde o início do perfil da empresa.

Quando a métrica se dá pelo número de seguidores, o ranking sofre uma alteração, e o que percebemos é que entre as marcas avaliadas, é a Claro, através da parceria com o Ronaldo Fenômeno, a que angariou maior quantidade de seguidores.  A Vivo, assim como observado no gráfico anterior, continua entre as primeiras do Twitter, seguida da TIM, o que confirma o interesse das empresas de telefonia em participar ativamente das redes sociais para estreitar relacionamento e divulgar promoções para os usuários.

Facebook

No Facebook, a avaliação da atuação das empresas foi feita considerando o número de fãs nas páginas oficiais. Entre os maiores anunciantes, a Coca-Cola destaca-se com grande diferença em comparação com as outras marcas, já que mantém um único perfil no qual traça uma comunicação em diversas línguas com usuários de todo o mundo.

Orkut

Dentre os 30 maiores anunciantes, apenas cinco investem com presença oficial no Orkut, sendo que a Coca-Cola – assim como no Facebook – ainda é a empresa que tem maior destaque.

Linkedin

Ainda que com um foco diferente, as empresas também usam o Linkedin como plataforma de contato e relacionamento. Na rede – que já tem mais de 135 milhões de internautas – o destaque é a HP.

Google+ Apesar de já ter liberado a atuação das empresas por meio da criação de páginas, o Google+ ainda vem sendo usado de forma tímida pelas empresas. Entre os 30 maiores anunciantes, apenas o Brasdesco comunica sua Google Page brasileira oficialmente, embora a Coca-Cola, a Ford e a HP mantenham perfis corporativos mundiais no canal.

Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs As empresas ainda não estão explorando Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs da mesma forma que atuam em Twitter e Facebook. O Flickr, por exemplo, rede para compartilhamento de fotos, é utilizado apenas pela Ambev e Coca-cola, dentre os 30 maiores anunciantes. Vimeo e Foursquare ainda não são utilizadas por nenhuma das empresas listadas no ranking e a postagem de informações em blogs ocorre apenas com as marcas Vivo, Claro e L’Oreal.

Interação com os usuários
O mapeamento revela ainda que as grandes anunciantes enxergam os canais sociais como uma extensão dos canais de Atendimento ao Consumidor, praticando o famoso SAC 2.0. Entre as 30 mapeadas, 81% delas interagem com os usuários, seja para responder dúvidas ou apresentar soluções para os problemas apontados. As empresas Casas Bahia, Unilever, Ambev, Reckitt Benckiser, Cervejaria Petrópolis, Sky, P&G, Fiat, Volkswagen, Grupo Pão de Açúcar, Tim Brasil, GM, Vivo, Oi, Claro, Coca-cola, Itaú, Nestlé e L’óreal representam esta faixa que estabelecem um diálogo com o público nas redes sociais.

Via Acontecendo Aqui

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