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Você já ouviu falar do Foursquare, uma mídia social voltada para geolocalização? Essa plataforma vem de um crescimento extraordinário ao longo de 2011 e o aplicativo e seu uso ainda têm muito a se desenvolver no Brasil.

Isso configura o Foursquare como uma excelente oportunidade a ser explorada pelos profissionais do mercado imobiliário.

Só para se ter uma ideia do potencial dessa ferramenta, de acordo com o Blog Foursquare Brasil, de janeiro a dezembro do ano passado, o número de usuário ao redor do mundo triplicou, atingindo a marca de mais de 15 milhões de pessoas cadastradas.

Diante disso, para se ter sucesso na utilização do foursquare é necessária muita pesquisa, planejamento e diagnóstico para um posicionamento estratégico. O primeiro passo é conhecer como funciona essa ferramenta e em seguida criar uma fan page para sua empresa ou perfil – caso você seja um corretor de imóveis.

O blog Foursquare Brasil é uma excelente fonte de pesquisa para quem quer aprender mais sobre a o aplicativo. #ficadica.

Contudo, antes de começar a desenvolver as suas estratégias é fundamental pesquisar e identificar o perfil do seu cliente. Relacionamento é a palavra-chave nas mídias sociais, e para que ele seja estabelecido é necessário conhecer quem são seus públicos de interesse, seus gostos, hábitos e preferências.

Depois de identificar o seu público, chega o momento de mapear os pontos mais importantes próximos ao seu empreendimento e os mais relevantes para a sua marca. Ou seja, identifique os locais estratégicos para o seu negócio que são frenquentados por seus potenciais clientes.

Essa identificação dos locais estratégicos é importante para utilização de um dos principais diferenciais do foursquare: o uso das tips – dicas deixadas pelos usuários sobre determinado local onde foi realizado o check-in. O check-in é quando uma pessoa avisa ao Foursquare a sua localização.

Os profissionais do mercado imobiliário podem potencializar o uso das tips relacionando os seus empreendimentos aos endereços onde são realizados os check-ins. Por isso, é fundamental mapear os públicos e os locais relevantes para sua marca, para que as tips contribuíam para valorização e lembrança da sua marca/empreendimento.

Um fato importante é que essas tips não precisam estar diretamente ligadas ao mercado imobiliário. Elas podem conter dicas de saúde, de gastronomia, de turismo ou até mesmo de eventos. Isso vai depender do mapeamento que será feito. Por isso, explore tips criativas e relevantes para o seu público. Mas atenção: não faça spam de tips!

As tips também ganham força a partir dos “hubs”, pessoas que tem um alto número de conexões. As mensagens repassadas por esses hubs ganham muita credibilidade e influência na rede. Por isso, identifique a linguagem utilizada pelos hubs e trabalhe para que eles também sejam propagadores das suas tips.

O objetivo dessa ação é proporcionar a lembrança da sua marca junto ao cliente e com isso estabelecer um relacionamento. Muitas vezes o que gera a fidelização não é apenas o produto e sim a satisfação do cliente com o serviço prestado.  A venda será uma consequência dessa lembrança e do relacionamento criado.

E o foursquare, quando utilizado estrategicamente, permite que o relacionamento com o público extrapole o virtual e incentiva aos clientes a frequentarem fisicamente os estabelecimentos. Essa característica deve ser explorada pelo mercado imobiliário.

E uma das maneiras de potencializar essa visita, é a criação de listas com a relação de estabelecimentos interessantes para serem visitados.

Com isso, é importante conhecer o perfil do seu cliente, entender como o mapeamento geográfico pode ajudar a potencializar as suas vendas e acima disso garantir um bom relacionamento.

Para não se perder:

Conheça algumas das palavras mais comuns utilizadas no foursquare.

  • Tip: Comentários ou recomendações de um amigo da sua rede sobre determinado local onde foi realizado check-in;
  • Badges: São distintivos conquistados à medida que determinados objetivos são alcançados pelo usuário;
  • Check-in: Quando o usuário avisa a sua localização ao foursquare;
  • Mayor: Quando o usuário se torna uma espécie de prefeito do um estabelecimento é chamado de mayor. Isso pode ocorrer conforme a assiduidade/frequência.

E você, já tinha percebido essas possíveis estratégias no foursquare? Agora é hora de “mapear” os potenciais lugares para se relacionar com seus clientes. Compartilhe aqui as suas experiências.

Via guilhermemachado.com

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