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A solução de gestão do relacionamento com o cliente é uma grande contribuição para que as empresas possam compreender os consumidores e atender a seus anseios. Conhecer o cliente não é mais o objetivo final de uma empresa alinhada com as mudanças globais. Trata-se de uma estratégia de crescimento que tem encontrado nas mídias sociais, como Facebook, Orkut, LinkedIn e outras plataformas, a ferramenta ideal de aproximação com o consumidor de produtos e serviços. Muito mais do que ganhar visibilidade nas mídias sociais e postar notícias institucionais, as empresas têm-se valido da tecnologia para realizar uma aproximação sem precedentes de seus clientes. Para isso, fazem amplo uso do CRM Social. O objetivo é interagir nas redes sociais de forma rápida, simples e segura.

A solução de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) é sem dúvida uma grande contribuição para que as empresas possam ouvir seus consumidores, compreendê-los e atender a seus anseios. Mais do que isso: através de análises criteriosas dos dados obtidos por meio do CRM Social é possível dar um novo rumo para os negócios, transformando o conhecimento dos hábitos de consumo, perfil socioeconômico e cultural dos clientes em uma metodologia de resultados. Isso faz do CRM uma ferramenta fundamental na decisão dos rumos da companhia.

Empresas de diversos setores já estão se mobilizando para integrar as redes sociais. Saber gerenciar esse conteúdo – tirando máximo proveito dos relatórios analíticos – pode fazer toda a diferença para a consolidação da marca. Por ser uma solução que nasceu com o propósito de conhecer e estreitar relacionamento com os clientes, o CRM Social pode ser encarado como um desdobramento natural do CRM – que vem sendo largamente adotado por pequenas, médias e grandes empresas.

Até mesmo organizações mais conservadoras, que costumavam encarar as redes sociais como algo pertencente ao universo pessoal de seus colaboradores – mais relacionado a um passatempo – começam a reavaliar e transformar seus conceitos, investindo em formas organizadas de se adaptar e usar as novas ferramentas de comunicação a seu favor. A partir da aproximação que o CRM Social propõe, a empresa passa a obter um retrato mais real da situação em que se encontra. O cliente se torna tão próximo – e suas opiniões tão claras – que a arte de usar a tecnologia a seu favor faz com que muitas empresas engatem outras vendas na sequência.

Com a mesma rapidez também se formam grupos de discussão dentro dessas comunidades – que vêm ganhando força para influenciar pessoas, podendo até definir o sucesso ou o fracasso de uma marca (produto, serviço, pessoas, empresa etc.). Cabe à empresa que faz uso do CRM Social definir uma política clara e eficiente de utilização das redes. Assim, seus colaboradores poderão acessar, interagir e usar as informações obtidas nas diversas comunidades virtuais de modo a contribuir para melhorar produtos, processos e serviços.

Texto por Regina Teodora, gerente de soluções CRM da Unione

Via Meta Análise

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