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Craig M. Jamieson, do site Business2Community fez um levantamento para identificar quais redes sociais são mais apropriadas para B2B, mas antes de começar a explorar esse tema, é preciso primeiro responder à seguinte pergunta: “Por que eu deveria ser ativo, e investir meu tempo, em qualquer um desses sites de redes sociais?” Para responder a essa pergunta, pense se esses itens abaixo fazem parte de seus objetivos:

  • Ser encontrado por outros que necessitam de seus serviços
  • Estabelecer e compartilhar seus conhecimentos
  • Expandir sua base de contatos que vão além dos seus círculos tradicionais
  • Gerar mais oportunidades de negócios e referências de clientes já existentes
  • Construção de relações mais fortes com seus clientes
  • Identificar os tomadores de decisão e influenciadores
  • “Humanizar” a sua marca
  • Descobrir novos mercados e oportunidades
  • Aumentar a sua receita

Após pensar nesses pontos acima, é provável que você queira estar ativo nas redes sociais. Pense que as pessoas compram primeiro de você para depois comprar de sua empresa. As três principais redes sociais são: Twitter, Facebook e LinkedIn. Vamos incluir o Google+ nessa análise. Cada rede tem sua particularidade e pode ser que você escolha estar ativo em apenas uma delas, no caso de apenas uma ser suficiente para atingir seus objetivos. De qualquer forma, tenha sempre em mente que: “Somos mais do que o nosso trabalho. Temos interesses fora de nossas carreiras e temos uma vida pessoal.”

Neste estudo Craig M. Jamieson deu notas para as redes, seguindo uma escala de 0 a 5. Aqui estão algumas dicas que Craig listou para maximizar seu retorno sobre todas as redes sociais: envolver com os outros, ser interessante, promover os outros, ser educado, dar crédito onde crédito é devido, seja real, não faça uso de spam, e misture suas mensagens entre assuntos corporativos e temas pessoais.

Twitter: É um bom lugar para compartilhar sua mensagem, levando as pessoas ao seu site, e para descobrir pessoas novas e interessantes, sejam comunicados de empresas ou notícias. Segundo Craig o índice de vendas B2B dessa ferramenta é 3,5.

Facebook: Um site muito mais íntimo e coloquial do que é o Twitter e é muito forte para construir e manter relacionamentos. Isso provavelmente inclui família e amigos e cria seu próprio conjunto de desafios para as pessoas de vendas B2B, pois muitos podem se irritar com a ideia de misturar amigos e parentes no mesmo local com contatos de negócios. Discussões de negócios devem ser reduzidas ao mínimo e spam negócios jamais devem ser utilizados. Uma boa regra seria de 80% para uso pessoal e 20% para negócios. Empresas de B2C tem mais sucesso nesse ambiente. Aproveite as possibilidades das Fan Pages e considere a utilização de publicidade paga. Existem alguns aplicativos de negócios específicos, como BranchOut, que valem a pena investigar.  O índice de vendas B2B dessa ferramenta é 2,5.

LinkedIn: Aqui é onde você pode falar de negócios. Seu perfil se torna o seu currículo online, completo, com habilidades especiais e recomendações de outras pessoas. Sim, o LinkedIn também tem páginas para sua empresa e um lugar para promover seus eventos. A comunidade LinkedIn é extremamente ativa e focada, é um bom lugar para se reunir com pessoas da mesma indústria que você ou para pedir a outros dicas e informações sobre as questões relativas ao seu negócio.  O índice de vendas B2B dessa ferramenta é 4,5.

Google +: É muito fácil de organizar seus contatos em listas (círculos) e você pode postar atualizações específicas para um ou mais círculos. Enquanto as outras redes têm capacidades semelhantes, acho que eles sejam extremamente complicado e difícil de configurar e usar. Você pode se comunicar por videoconferência (Hangouts) ou por chat. Google + também oferece páginas para empresas. Em última análise, o sucesso do Google + estará diretamente ligado a sua taxa de adoção. Poucos estão se movendo para isso. Independente de não ter emplacado ainda, é importante considerar o Google+. Pergunte a si mesmo: Quem controla uma grande parte das buscas, e-mails (Gmail), vídeos (YouTube), armazenamento de documentos (Google Docs)? Não é o Facebook.  O índice de vendas B2B dessa ferramenta é 3.

Agora é sua vez: Que rede social você acha mais eficaz para vendas B2B? Quais sites não listados acima que você recomendaria?

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