Compartilhe:

Ao mesmo tempo em que o crescimento das redes sociais já estabelecidas, como o Facebook e o Twitter, se aproxima de um ponto de saturação, elas devem se tornar parte cada vez mais integrante do cotidiano em 2012, preveem especialistas.

O carro-chefe dessa tendência é o “compartilhamento sem esforço”, introduzido pelo Facebook em setembro do ano passado, que permite ao usuário propagar automaticamente aos seus amigos as músicas que ouve, os filmes que vê e as notícias que lê na internet.

À medida que mais serviços se integrarem ao Facebook e a outras redes sociais, vai aumentar a variedade de informação compartilhada: refeições consumidas, horas de sono e distâncias percorridas, por exemplo, aposta Marshall Kirkpatrick, do site de tecnologia ReadWriteWeb.

Novatos

Vivek Wadhwa, pesquisador da Escola de Informação da Universidade de Berkeley, pintou no Washington Post um cenário pessimista para as start-ups (empresas iniciantes) de redes sociais.

“O Vale do Silício é obcecado com mídia social, e os investidores financiaram centenas de start-ups ‘de ocasião’ com bilhões de dólares”, afirma Wadhwa, citando como exemplos “redes sociais para donos de animais de estimação” e “um número ridículo de apps de compartilhamento de fotos”.

O pesquisador afirma que, assim como aplicações baseadas em localização se reduziram a mera funcionalidade de redes maiores, a mídia social vai sobreviver e se tornar parte ainda mais integrante do dia a dia. “Mas a festa acabou para investidores e start-ups nesse espaço”, opina.

Segundo Wadhwa, os lucros dessas empresas novatas não corresponderam às expectativas, e a maioria delas se aproxima da falência.

Redes Sociais em 2012

 

50 Bilhões Conectados

Nos próximos anos, as informações compartilhadas nas redes sociais irão muito além do conteúdo digital, segundo Kirkpatrick.

Hans Vestberg, executivo-chefe da Ericsson, estima que, em 2020, vá haver 50 bilhões de dispositivos conectados à rede, desde eletrônicos até itens triviais –número muito maior do que os atuais 5 bilhões de assinaturas de serviços móveis no mundo.

Kirkpatrick fantasia uma caixa de cereal inteligente, que, ao detectar que a guloseima acabou, executa um pedido de compra de uma caixa nova automaticamente.

“O que vai acontecer depois do seu 50º reabastecimento automático de Cap’n’ Crunch? Você vai ganhar uma medalha de superfã no seu perfil de mídia social, tenho certeza”, afirma Kirkpatrick.

Ele reconhece que a perspectiva de “instrumentação do cotidiano” pode soar assustadora, mas lembra que, poucos anos atrás, postar fotos de si mesmo em redes sociais e usar cartões de débito também parecia estranho.

“Se isso for feito corretamente, com proteções de privacidade, segurança, educação, consenso informado e usuários satisfeitos, esse tipo de engajamento com mídia social pode representar um período enorme e desejável de crescimento na indústria”, afirma.

Via Folha.com

Write A Comment