Compartilhe:

Sem dúvida nenhuma a internet se transformou em um veículo de comunicação indispensável para qualquer empresa, seja pequena, média ou grande. Em todo planejamento de mídia, a internet entra como prioridade na distribuição de verbas das empresas. O mundo virtual se transformou no maior celeiro de clientes em potencial e a grande maioria das empresas tenta se aproveitar deste momento fabuloso de crescimento da rede.

A possibilidade de negócios cresce dia a dia e a velocidade em que as informações correm, transformam a internet no maior e melhor canal de comunicação para as empresas. Mas a grande realidade é que muitas empresas não estão sabendo utilizar corretamente este fabuloso canal. É necessário ter em mente que da forma como as informações correm rapidamente, elas podem levar boas notícias sobre sua empresa ou marca, alavancando seus negócios, como podem detonar sua marca ou empresa, por algum erro que tenha cometido em suas estratégias virtuais, em questão de horas. O cuidado deve ser grande quando se lida com um meio onde tudo é rápido e dinâmico.

CONTEÚDO – Há que se ter em mente que os consumidores anseiam por informações completas e atualizadas, com opiniões e dicas de especialistas. Tudo isso aliado a uma plataforma de fácil utilização. Um website deve conter todas as informações que o consumidor procura de forma rápida e organizada e conteúdo qualificado. A qualificação do conteúdo irá definir se o consumidor ficará três minutos ou trinta no seu website. Outro ponto importante é saber que o consumidor deseja um canal de comunicação eficiente. Não adianta nada ter um website com bom conteúdo se o consumidor não consegue entrar em contato com você. O consumidor quer diálogo, seja por e-mail ou chat ao vivo. Se um consumidor enviar um e-mail através do seu website e não receber uma resposta rapidamente, você acabou de perder um possível cliente.

COMUNIDADE – Ainda não estamos falando de redes sociais, mas sim de uma forma onde o seu consumidor possa interagir e trocar informações com outros consumidores dentro do seu web site. A utilização de plataformas tipo “blog” dentro do web site, pode ser uma excelente maneira de fazer com que os seus consumidores possam interagirem uns com os outros através de opiniões e comentários.

COMÉRCIO – Lembre-se que assim como no mundo real, no virtual os consumidores também gostam de serem bem atendidos. Você deve possuir várias formas de pagamento dentro do seu web site, assim como políticas claras sobre garantias, trocas ou devoluções.

Não se esqueça que a SEGURANÇA e PRIVACIDADE são elementos fundamentais no mundo virtual.

Uma vez que você tenha seu website no ar, com um conteúdo qualificado e de fácil navegação, chegou o momento de atrair audiência qualificada para ele. Este talvez seja a maior dificuldade para as empresas. A dificuldade existe porque muitas empresas não estão preparadas para lidar com o mundo virtual, entram de forma impulsiva, somente porque todo mundo está, ela também quer estar e transforma o mundo virtual somente em uma forma de jogar dinheiro no lixo, ou na melhor das hipóteses terem somente um website institucional.

No mundo virtual é necessário adotar estratégias de marketing, assim como no mundo real com objetivos e metas bem definidos e um planejamento estratégico bem montado. Vou reunir aqui três dicas estratégicas para gerar tráfego e audiência para o seu website: otimização, e-mail marketing e redes sociais;

OTIMIZAÇÃO: otimizar um website é fazer com que ele se torne conhecido e encontrado facilmente nos buscadores. Existem duas técnicas para montar estratégias que geram audiência: o SEO (Search Engine Optimization), comparado com o mundo real seria como as estratégias de relações públicas e outras formas de comunicação gratuitas e o SEM (Search Engine Marketing) que comparado ao mundo real seria como as propagandas tradicionais dirigidas a públicos específicos.

A técnica de SEO começa na construção do seu website. Já não basta, aos web designers, serem excelentes criadores, é necessário que dominem técnicas de otimização dentro do código do site, através de “tags” e palavras chaves colocadas de forma estratégica que facilitem aos buscadores encontrar e indexar o seu site em seus diretórios. Distribuir materiais como artigos técnicos e publicá-los em portais e outros sites, de forma gratuita, com links direcionando para o seu site é outra estratégia de SEO para atrair audiência para o seu site. Quanto mais links existirem pela rede, direcionando para o seu site, mais facilmente os buscadores irão encontrá-lo. A troca de banners digitais com outros sites também é uma forma de atrair audiência. Você coloca um banner de um parceiro e ele coloca o seu no site dele.

Para os que têm certa verba para investimento em publicidade, o SEM pode proporcionar e gerar audiência de forma rápida para o seu site. São as formas de propaganda pagas nos buscadores, através de links patrocinados, anúncios pagos em portais que possuam público relevante ao seu negócio, assim como anúncios pagos em redes sociais como o Facebook e LinkedIn. O mais importante a levar em consideração é que seus anúncios pagos sejam direcionados a um público relevante para você e não uma coisa generalizada que não leva a lugar algum.

E-MAIL MARKETING: A estratégia mais utilizada pelas empresas, embora, muitas vezes, utilizada erradamente. O maior cuidado que toda empresa deve ter com esta ferramenta, é não cair na prática do SPAM totalmente rejeitado e condenado por toda a rede de computadores. Praticar SPAM é enviar e-mail indiscriminadamente para o maior número de pessoas possíveis na ilusão de conseguir algum cliente. Esta pratica só vai gerar antipatia com sua marca e poderá inclusive fazer com que seu site e domínio sejam banidos da rede. O maior erro que muitas empresas cometem, é a compra de listas oferecidas na internet que dizem conter milhões de e-mails para serem utilizados. Balela…. Isto é jogar dinheiro no lixo.

O primeiro passo para utilizar o e-mail marketing, é a criação de sua própria lista de e-mails, que chamamos de lista opt-in, ou seja, uma lista onde o possível consumidor autorizou o envio de peças de e-mail marketing para sua caixa postal. Se o seu site possui conteúdo qualificado, você deve colocar um formulário para que o visitante tenha a opção de cadastrar seu e-mail e receber diretamente mais informações a respeito do assunto tratado. Outras estratégias que podem ser utilizadas são as promoções e sorteios do tipo, cadastre seu e-mail e concorra a um livro, ou cadastre seu e-mail e ganhe um desconto especial e por aí vai. Pense na quantidade de e-mail que você recebe diariamente e o quanto são irritantes e congestionam sua caixa postal. Não queira fazer o mesmo, envie e-mail com conteúdo que interesse ao seu consumidor e uma freqüência que não o irrite. Fazendo isso você vera seu banco de dados crescer de forma rápida e em pouco tempo transforma-se em um grande celeiro de clientes em potencial;

REDES SOCIAIS: Talvez seja a melhor estratégia de marketing digital. A utilização das redes sociais como veículo de comunicação para as empresas, está atraindo micros, pequenas, médias e grandes empresas que colocam suas páginas ou perfis nas redes e as transformam em meios de comunicação com seus clientes. O Facebook, Twitter, Linkedin e YouTube, crescem exponencialmente dia a dia. Aproveite este crescimento e embarque sua empresa nas redes sociais. Ofereça informações e dicas de forma gratuita para atrair cada vez mais pessoas para suas páginas e consequentemente irá atrair mais audiência par ao seu site.

Para utilizar as redes sociais com eficiência, lembre-se que é necessário conhecer a fundo suas ferramentas e utilizar corretamente. Outro fator importante para se dar bem nas redes sociais, é a atualização constante das informações postadas. Existem ferramentas que possibilitam você cruzar e compartilhar estas informações entre as redes sociais. Uma dica importante para lidar com as redes sociais é não priorizar uma ou outra, compartilhe as informações entre todas. Quando subir uma foto de um produto ou de suas instalações no Facebook, faça o comentário no Twitter para que dêem uma olhada lá, assim como quando subir um vídeo no You Tube, avise nas outras redes e por aí vai. É a melhor forma de viralizar suas informações. Promova sorteios no Facebook e no Twitter, convide as pessoas a participarem compartilhando sua página com seus amigos, desta forma você verá sua rede crescer rapidamente.

Via Administradores

Write A Comment