Compartilhe:

Como transformar audiência em dinheiro? Essa é a pergunta que Rand Fishkin, CEO e co-fundador da SEOmoz, de Seattle, nos Estados Unidos, procura responder ao criar o Inbound Marketing Funnel. A tradução mais próxima para esse termo é Funil de Marketing de Geração de Tráfego.

O internauta que visita o site pela primeira vez, ainda sem relação com a marca, se posiciona na parte superior do funil, como mostra a figura abaixo. A última linha no rodapé representa o nível máximo de interação, que é a conversão de audiência em venda.

Na análise de Fishkin, o grande erro dos profissionais de marketing está em concentrar os esforços justamente para essa última linha, batizada de “último contato antes da conversão”.

 Inbound Marketing Funnel

Como atuar
A técnica consiste em trazer internautas por diversos canais, com diversos níveis de interação para, então, começar a filtrá-los. É importante ter todas as linhas do funil cheias. Quanto mais densa for a primeira linha, mais densa será a última.

A primeira análise se atém à terceira linha: usuários que visitaram o site quatro vezes ou mais nos últimos 60 dias. Afinal, são pessoas que provavelmente gostaram do conteúdo. É preciso saber por quais canais eles vieram. A mesma análise é feita em seguida para os níveis seguintes.

Essas análises permitem ao profissional de marketing mensurar quais canais trazem os clientes que realmente interagem com o site e, principalmente, os que fazem contato comercial. A partir daí, caberá a ele direcionar os esforços para os canais mais eficientes.

Via Tracto

Write A Comment