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As políticas de uso das mídias sociais não são apenas para grandes empresas. Proprietários de pequenas e médias empresas devem pensar em flexibilidade e na elaboração de regras para os seus trabalhadores.

“Mesmo com apenas dois funcionários, faz com que todos tenham o mesmo entendimento”, disse Jennifer McClure, presidente da Unbridled Talent, uma consultoria de recrutamento na área.

Para começar, os empregadores devem ser claros sobre as expectativas, e evitar ser demasiado restritivo e intrusivo.

“Informe os funcionários sobre as regras, mas não tente ser o Big Brother”, disse Gerald Maatman Jr., um advogado da Seyfarth Shaw.

Ao elaborar políticas de mídia social, os líderes devem cuidar para os funcionários comprarem as ideias. Empresas que estão abertas sobre o uso de mídias sociais pode tirar proveito do talento interno e capital humano.

Pedir senhas do Facebook aos trabalhadores ultrapassa os direitos da empresa, dizem os especialistas. Mas pode ser razoável solicitar que as mensagens tenham um tom respeitoso, para não impactar negativamente no ambiente de trabalho. Enquanto isso, o National Labor Relations Board, uma agência federal com foco em direitos trabalhistas, diz que o empregador não deve limitar os posts sobre as condições de trabalho com base na lei dos EUA que protege os direitos dos trabalhadores empregados de se organizarem.

Instrua
Uma política inteligente é instrutiva – ilustrando boas práticas de mídia social e mensagens focando na estratégia da empresa para o uso da Internet, disse Curtis Midkiff, diretor de engajamento social da Society for Human Resource Management.

“Concentre-se menos nas grandes penalidades e mais no que você gostaria que os funcionários fizessem.”, disse Midkiff. “Muitas vezes os seus funcionários não cometem erros de propósito. É mais uma falta de compreensão. ”

Haverá sempre alguns funcionários que tomam decisões infelizes sobre o que postar. As melhores práticas podem ajudar os proprietários de pequenas empresas a poupar dinheiro em esforços de marketing.

Por outro lado, a mídia social pode tornar público problemas internos da empresa. Por isso é bom acompanhar os posts de seus funcionários.

Esteja pronto para responder
Um plano de uso de mídia social deve incluir orientações para responder mensagens positivas e negativas por parte dos trabalhadores.

Em 2011, a Cruz Vermelha Americana virou um incidente potencialmente embaraçoso no Twitter em uma oportunidade de aceitar doações. Um funcionário usou acidentalmente a conta da organização no Twitter – @Redcross – para enviar uma mensagem sobre bebida. A organização respondeu com um tweet divertido. “Eles usaram humor e as doações aumentaram”, disse McClure. “Houve um engano, mas sabendo como reagir fez toda a diferença no mundo.”

Via Market Watch

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