Compartilhe:

Desenvolver uma estratégia para o Twitter nas eleições de 2012 é essencial para uma boa campanha de marketing político eleitoral nas redes sociais. Ao contrário do que muita gente pensa, o uso do Twitter não foi proibido pelo TSE na decisão do mês passado, apena o seu uso como ferramenta de marketing político eleitoral antes da data prevista pelo calendário eleitoral está proibido. Portanto, se você pretende implementar uma estratégia de marketing político nas mídias sociais, o momento de começar é agora!

Como qualquer ação de marketing digital, é necessário, antes de qualquer iniciativa, desenvolver uma estratégia para o Twitter específica dentro do seu planejamento estratégico de mídias sociais.

Customize o perfil do candidato no Twitter

A identidade do perfil no Twitter é sua marca na campanha de marketing político digital, portanto essa deve ser a sua primeira providência em termos de estratégia de Twitter para marketing político eleitoral. Customize as cores do perfil em função da identidade visual da campanha ou do partido. Essa vai ser a identidade visual nesse momento pré-eleitoral. Depois do dia 6 de julho a história será outra.

Faça o SMO do perfil no Twitter

Na customização do perfil não se esqueça de utilizar estratégias de Social Media Optimization – SMO para deixar o perfil mais amigável em relação às ferramentas de busca. Não se esqueça  de que as ações de marketing político nas redes sociais potencializam as estratégias de SEO da campanha. Por isso, não deixe de lado a questão do SMO na sua estratégia de Twitter para marketing político.

Determine sua estratégia de conteúdo no Twitter

Antes de qualquer Tuitada determine qual será sua estratégia de conteúdo como, assuntos, frequência, horários, linguagem e responsabilidade da gestão de interações. É necessário deixar essas diretrizes bem claras para poder impactar de forma eficaz o público-alvo desejado e também evitar a ocorrência de crises nas mídias sociais em função de erros de interpretação das mensagens no Twitter.

Estabeleça as métricas de cada campanha

Uma campanha de marketing político no Twitter, como em qualquer rede social precisa de métricas específicas para cada tipo de ação. Para evitar problemas de mensuração de resultados da estratégia de marketing político no Twitter é recomendável que desde cedo você determine o conjunto de métricas que irão servir de KPI – Key Performance Indicators, para essas ações. Em uma estratégia de Twitter para marketing político eleitoral precisa ter métricas muito bem definidas para uma correta avaliação de resultados.

Confira seus equipamentos e softwares

Prepare sua equipe e seus equipamentos para suas ações de marketing politico na Internet porque uma campanha política nas mídias sociais exige acima de tudo monitoramento e interação. Antes de lançar as campanhas, confira as configurações dos seus sistemas demonitoramento de redes sociais e seus programas de gerenciamento de redes. Já vimos ótimas campanhas de enrolarem justamente neste ponto.

Desenhar uma estratégia de Twitter para o marketing político eleitoral exige planejamento e muito trabalho, mas o resultado vale a pena.

Via Eleitor Digital

Write A Comment