Compartilhe:

Os cientistas sociais estão cada vez mais olhando para as amizades online e tentando descobrir se elas exercem a mesma carga emocional que no mundo real das amizades. Um estudo preliminar sugere que romper, mesmo que seja no Facebook, é algo difícil de se fazer.

Quanto mais você usar o Facebook, o mais provável que você experimente a emoção negativa de perceber que alguém deixou de ser seu amigo, ou unfriended . O estudo feito pelos pesquisadores da Chapman University é um dos primeiros a analisar as consequências psicológicas do chamada fim de relacionamentos nas redes sociais.

Fatores que aumentam a dor de perder um amigo assim são:

  • Quão próximas as pessoas eram
  • Se foi possível descobrir quem rompeu a amizade, ao invés de apenas assistir a uma queda no número de amigos
  • Quem enviou o pedido de amizade inicial

Os pesquisadores também mediram a percepção das pessoas sobre o porquê de terem sido unfriended, perguntando se eles sentiram que era porque eles postaram com muita frequência no Facebook, postaram assuntos polêmicos, fizeram comentários grosseiros, foi devido a algum desentendimento offline, ou porque a pessoa não os conhecia bem.

“O uso intenso do Facebook pode significar que os usuários costumam investir em seus relacionamentos com seus amigos do Facebook e, portanto, podem responder com maior tempo de mágoa e emoção negativa quando perdem um desses amigos, o que compromete como eles estão se apresentando e sendo percebidos por outras pessoas online”, concluíram os pesquisadores.

Quando ser unfriended dói mais
Enquanto a razão mais comum para ser unfriended foi um evento offline, as pessoas experimentaram a emoção mais negativa quando acreditavam que estavam que foram unfriended por razões relacionadas ao Facebook, tais como postagem com muita frequência, postar sobre tópicos polêmicos ou fazer comentários grosseiros.

As pessoas também sentem mais quando elas fizeram o pedido de amizade inicial e foram posteriormente unfriended pelo destinatário. “Até certo ponto, sendo o indivíduo que inicia a amizade no Facebook, sendo uma posição passiva, já que ele deve esperar e ver se seu pedido de amizade será ou não aceito ou simplesmente ignorado, eles não entendem porque alguém aceita o pedido e depois cancela a amizade.”

Os pesquisadores descobriram que pessoas que passam mais tempo no Facebook tem maior probabilidade de ficar magoada quando perdem uma amizade no Facebook, já que investiram tanto nessa amizade.

Geralmente, as pessoas ficam mais magoadas quando unfriended por alguém que considera estar perto, como familiares e amigos atuais ou antigos, ou parceiros românticos. A diferenciação dos padrões acima foram os pais dos usuários. Os pesquisadores notaram que pessoas próximas, tais como os pais, podem ser amigos indesejáveis ??no Facebook. Pode também sugerir as pessoas vêem as relações com as pessoas que encontram regularmente offline como diferente em um contexto online.

Via Read Write Web

Compartilhe:

Write A Comment