Compartilhe:

O Marketing de Conteúdo começa a ganhar mais atenção dos clientes. Em vez de interrompê-los com os anúncios, o objetivo é fornecer conteúdo gratuito em troca de atenção. Isso cria uma interação positiva, onde os clientes recebem algo de valor gratuitamente, e isso os deixa mais receptivos a futuras ofertas. Em suma, o Marketing de Conteúdo é uma maneira impressionante de captar a atenção dos clientes e criar uma maior sensibilização e interesse para a sua marca, mas como você faz isso? Quais são os tipos de conteúdo mais fáceis de criar, a fim de ganhar a atenção e o interesse dos clientes? Para ajudar, este post abrange cinco ideias fáceis para um marketing de conteúdo efetivo.

Blog Posts
Uma das principais ferramentas para uma estratégia de marketing de conteúdo que funciona é um blog que fornece valor para os clientes potenciais.

Primeiro, escrever o conteúdo que agregue valor aos seus clientes. Escrever sobre temas que chamam a atenção das pessoas que vão comprar seus produtos, ensinar lições de sua indústria que beneficiem as pessoas. Quando se trata deste tipo de estratégia, há um erro comum que pode ser feito: algumas empresas cometem o erro de escrever para seus colegas do segmento.

Em vez de escrever para os seus clientes, eles escrevem mensagens para impressionar colegas dentro de sua indústria. Esta é uma má ideia, porque os posts como marketing de conteúdo devem atrair mais clientes para o site da empresa. Isso cria valor, atrai a atenção, e chama o tráfego das pessoas que em última análise, vão comprar os produtos.

Tutoriais em Vídeo
Outro tipo de conteúdo que você pode criar são tutoriais em vídeo. Os vídeos são uma ótima maneira de se conectar com os clientes, e vídeos tutoriais fornecem valor aos clientes. Esse tipo de conteúdo funciona melhor para algumas empresas do que outras.

Tendo como exemplo uma empresa que vende isca de pesca, tradicionalmente ela confiaria em anúncios para ganhar a atenção dos clientes, mas se eles quiserem fazer algo diferente, eles podem dar ao marketing de conteúdo uma tentativa. Neste cenário, vídeos tutoriais são um ótimo lugar para começar. Vídeos tutoriais são ótimos porque todo pescador quer ficar melhor em seu ofício. Todo pescador quer pegar mais (e maiores) peixes, mas não sabe como.

Em vez de tentar impressionar com um outro anúncio, a empresa poderia vir com uma série de videos noYoutube. Esses vídeos que ensinam os pescadores não só como tornar-se melhor na pesca, mas também como usar iscas da empresa de forma mais eficaz. Em vez de pagar por um anúncio que chama a atenção dos clientes, a empresa fornece valor para o cliente em troca de atenção. Eventualmente, quando o cliente vai à loja para comprar iscas, de quem você acha que ele vai comprar?

E-mail Newsletters
Outra forma de fornecer conteúdo para os clientes é através de boletins informativos por email. Neste formato, cada novo cliente recebe a mesma informação sempre que eles estiverem prontos para isso. Uma das grandes coisas sobre  newsletters é que eles fornecem conteúdo útil para os clientes durante um período prolongado de tempo, e que começa a cada visitante no mesmo ponto de partida. Em vez de saltar para um blog no meio de um ciclo de conteúdo, cada visitante pode começar com iniciante no conteúdo desde o início da série de boletins.

Além disso, em vez de apenas ouvir de você sempre que você escrever um post de blog, os clientes recebem um número pré-determinado de e-mails que foram escritos anteriormente. Isso é ótimo para empresas que podem não ser capazes de manter um blog, mas ainda gostariam de manter o contato com os clientes durante um período prolongado de tempo. Se você não for capaz de manter um blog, uma série em 20 email enviados uma vez por semana durante 20 semanas é uma ótima maneira de manter contato com os clientes e mantê-los ao redor até que eles estejam prontos para comprar.

Relatórios Gratuitos
Relatórios gratuitos são outra forma de efetivamente usar o marketing de conteúdo. Com este tipo de conteúdo, em vez de fornecer conteúdo ao longo de um período de tempo, um relatório valioso e gratuito é oferecido por download de uma só vez em troca de informações de contato do cliente. Mesmo que você não seja capaz de manter contato com os clientes por semanas ou meses a fio, os relatórios, ou white papers, são úteis porque são excelentes para obter informações de contato de clientes e fornecem um valor incrível.

Os clientes que felizmente trocam informações de contato por um relatório que é útil para eles. E como você fazer isso de forma eficaz? Em primeiro lugar, escrever um relatório que é super valioso para os clientes. Descobrir quais os problemas que eles têm e quais as dificuldades que enfrentam.

Tendo uma empresa de marketing na internet como um exemplo, escrever um relatório sobre como seria mais eficaz usar o Facebook para o marketing. Isso é algo que 99% dos clientes vão estar interessados. Fornecer um formulário de inscrição, onde os clientes dão o seu endereço de e-mail em troca.

É importante notar aqui que você quer oferecer algo realmente valioso para os clientes para que eles não só leiam, mas eles também fiquem interessados em ouvir de você. Se o relatório acaba por ser inútil, redundante, eles não vão se sentir muito confiantes nos outros serviços ou bens que você está esperando para fornecer. Então certifique-se de escrever um relatório que é interessante, fácil de ler, e incrivelmente útil.

Apresentações no SlideShare
Para aqueles que não sabem como escrever posts, não sabem como criar vídeos tutoriais, o SlideShare fornece uma plataforma de marketing de conteúdo. Cada apresentação pode ser carregada e compartilhada com milhares de telespectadores em um formato visualmente atraente. Cada pessoa que vê a apresentação ficará mais impressionado com seus conhecimentos e vai se tornar potencialmente mais interessada em seu produto ou serviço.

Não importa qual ideia de marketing de conteúdo que você decidiu seguir, se você fizer isso corretamente, fornecendo valor para os clientes potenciais, e então você fará um bom trabalho de promoção do conteúdo, você pode criar uma quantidade incrível de consciência e interesse para o seu negócio.

E então, você já utiliza alguma dessas ferramentas? Tem interesse em começar, mas está na dúvida? Deixe seu comentário ou envie um email solicitando mais informações.

Write A Comment