Compartilhe:

A paisagem da mudança para o bem social tornou-se muito mais diversificada ao longo das últimas duas décadas, e as opções estão aumentando. Além das empresas sem fins lucrativos tradicionais, o conceito de empreendedorismo social torna-se cada vez mais bem conhecido.

Um novo player na mudança para o bem social é a Benefit Corporation (empresa de benefícios), também chamada de B Corporation ou B Corp. Uma classe de empresa que visa criar um benefício para a sociedade, bem como para seus acionistas. Eles são obrigados a considerar como suas decisões afetam seus funcionários, a comunidade e o meio ambiente e divulgar publicamente o seu desempenho neste aspecto.

A visão é simples, mas ambiciosa: criar um novo setor da economia que usa o poder da empresa para resolver problemas sociais e ambientais. Este setor será composto por um novo tipo de empresa – a B Corporation – que satisfaz aos mais rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, de responsabilidade e transparência.

Como resultado, os indivíduos terão maior oportunidade econômica, a sociedade estará mais perto de alcançar uma presença ambiental positiva, mais pessoas serão empregadas em ótimos lugares para se trabalhar, e vamos ter construído comunidades mais fortes em casa e em todo o mundo.

Por que as B Corps são necessárias para atingir esses objetivos?
Elas abordam dois problemas críticos:

  • A legislação societária atual torna difícil às empresas levar em consideração os interesses dos funcionários, da comunidade e os interesses ambientais na tomada de decisões
  • A falta de normas transparentes faz com que seja difícil dizer a diferença entre uma “boa companhia” e apenas um marketing bom

Para tratar dessas questões, a estrutura das B Corps expande a responsabilidade corporativa para que eles sejam obrigados a tomar decisões que são boas para a sociedade, não apenas os seus acionistas. As empresas tradicionais estão legalmente obrigadas a garantir a maior rentabilidade para os acionistas. Isso muitas vezes pode estar em desacordo com o cumprimento da missão social.

Os padrões de desempenho das B Corps possibilitam que os consumidores apoiem as empresas que se alinham com os seus valores, que os investidores impulsionem o capital para investimentos de maior impacto, e os governos e empresas multinacionais implementem  políticas de compras sustentáveis.

No site B Corporation existe a lista completa das empresas.

O avanço das B Corps pode ser mais uma indicação de que, como quer o movimento Occupy Wall Street, há mudanças acontecendo que vão dar ao capitalismo mundial um novo rumo.

Compartilhe:

Write A Comment