Compartilhe:
SP no Facebook - clique para ampliar

Qual seria o perfil do internauta que utiliza as redes sociais para conhecer e discutir a cidade de São Paulo? Para responder esta questão, a R18 Comunicação e Tecnologia, que trabalha com pesquisas digitais, elaborou um levantamento com 13.287 pessoas.

“O objetivo desta pesquisa, que é feita sobre um recorte temático, é entender que tipo de pessoa troca informações sobre a maior metrópole do país. Por isso, escolhemos aqueles que estão constantemente ligados à cidade no Facebook participando de grupos ou fóruns de discussão”, explica Rodrigo Arrigoni, sócio fundador da empresa.

De acordo com Rodrigo, foram contempladas páginas de notícia, cultura e entretenimento na escolha dos usuários.

Confira as descobertas da pesquisa:

Amizade e relacionamento
Entre os usuários que consomem ativamente conteúdos sobre a capital paulista no Facebook, a média de amigos surpreende – são 1087 amigos, número muito acima da média nacional, que de acordo com uma pesquisa da TNS é de 231. A média de idade também é alta: 31 anos.

“O levantamento é baseado em grupos de usuários mais ativos na rede, os chamados ‘heavy users’ de internet, o que explica essa interação social com um número maior de pessoas”, diz Rodrigo.

O estudo também consultou o status de relacionamento deste grupo de usuários e descobriu que 38% deles declararam estar solteiros. Dos que não estão em um relacionamento, 6,5% dos homens afirmaram ter interesse por outros homens, enquanto 17,5% das solteiras procuram também por mulheres.

Futebol
A pesquisa traz surpresas quando o assunto é futebol. De acordo com o levantamento, o Corinthians é o time com maior número de torcedores neste grupo de usuários, com 27%.

No entanto, o destaque é diferença entre os sexos. Enquanto as mulheres são majoritariamente corintianas – 30% -, o estudo revela que a maior parte da ala masculina torce por outro time da capital – o São Paulo, com 24% dos torcedores.

O levantamento também analisou o relacionamento destes torcedores; entre aqueles usuários que declaram estar “em amizade colorida”, 33% torcem para o São Paulo. Entre os usuários com qualquer outro tipo de relacionamento, o Corinthians predomina.

Cultura
A pesquisa revelou ainda diferentes hábitos e gostos culturais dependendo do status de relacionamento do internauta. Solteiros curtem mais séries de TV (em média, 2) e filmes (média de 1,4) em seus perfis do Facebook, enquanto casados curtem em média 1,2 séries e 0,97 filmes.

Em relação aos programas TV, todos os usuários, exceto os casados, preferem os programas humorísticos, como Pânico e Two and a Half Man. Os casados preferem outros tipos de programas, com destaque para o seriado House.

O livro preferido dos usuários é a Bíblia, citada por 13% das pessoas. Entre as inspirações pessoais, a religião novamente se destaca: 16% dos usuários colocam Jesus como personalidade inspiradora, seguido de Chico Xavier e Steve Jobs, com 4% da preferência cada.

Via Band.com.br

Write A Comment