Compartilhe:

A taxa de conversão do Pinterest é surpreendentemente alta, mas quando se trata de realmente começar a fixação de sua marca, você ainda encara a rede como nada mais do que receitas e decoração.

Não é acertado para o seu segmento e, além disso, Facebook e Twitter são os meios de comunicação social suficientes para suas necessidades empresariais, certo?

Não necessariamente. Se você está ignorando o Pinterest na sua estratégia de mídia social, você está ignorando uma das principais tendências em marketing hoje: o conteúdo visual. Nesse post você encontra sete exemplos de segmentos que não são de varejo, não tem nada a ver com cabelos, gastronomia… mas que encontraram uma maneira criativa de estar no Pinterest.

1) Saúde

Houston Memorial Hermann Northwest Hospital, o hospital do Texas que transmitiu via Twitter uma cirurgia cardíaca completa, através de uma câmera acoplada à cabeça de um médico, para registrar em fotos toda a operação e responder as dúvidas de seguidores, a ideia era educar o público. Eles continuam inovando e  colocando as fotos da cirurgia na sua conta do Pinterest em murais com as hashtags relacionadas. O ponto aqui é que eles perceberam que o grande público que se interessou pela ação no Twitter provavelmente estaria interessado no visual (fotos) também.

Outro hospital criativo no Pinterest é o Dayton Children’s Medical Center, de Ohio. Sem surpresa, murais como Celebrating Childhood e Parenting atraem muitos seguidores. E, como o Memorial Hermann, seus murais incluem uma mistura de seu próprio conteúdo original, juntamente com o conteúdo que eles repostam de outros murais. Eles têm até um blog com conteúdo relacionado aos pins.

2) Manufatura e Engenharia

Muitos profissionais de B2B ainda estão convencidos de que o Pinterest serve apenas para B2C. Mas isso simplesmente não é verdade! A General Electric é um exemplo de marketing no Pinterest. Eles criaram murais que servem como iscas, (All in Good Food apresenta algumas receitas deliciosas), mas acontece que outros murais – veja o exemplo  FABULOUS Kitchens! – são na verdade aparelhos e equipamentos que a GE fabrica. Outros murais, tais como Lighting the World e On the Factory Floor apresentam a produção em ação, e os resultados são esteticamente mais agradável do que você poderia esperar.

Outra marca de sucesso no Pinterest é a Honda. A página da Honda no Pinterest apresenta um mix de produtos (2012 Honda Civic Tour), murais com campanhas publicitárias (What’s on Your Leap List?) e um conceito realmente único chamado de #Pintermission, a Honda assumiu o compromisso de se diferenciar no mundo do social media marketing.

#Pintermission
Uma pausa de 24 horas no Pinterest, para sair e fazer algumas das coisas sobre as quais você está postando.

Basicamente, a Honda deu a alguns de seus seguidores mais ativos no Pinterest prêmios em dinheiro para trazer alguns dos seus pins a vida – por isso, se você está postando fotos na praia, eles querem que você realmente vá à praia! Após cada #Pintermission, a Honda cria um mural especial com detalhes sobre a ação. É um conceito super doce e pessoal que traz engajamento com o seguidor em um nível que não vimos em outras páginas do Pinterest.

Pinterest, como qualquer outra rede social, está aberto à inovação e a criatividade, e não é um modelo com categorias pré-definidas e temáticas.

3) Política

A mídia social teve um marco na política com a campanha de Obama em 2008 – e desde então, é sabido que os políticos e ativistas precisam utilizar essas ferramentas para engajar os eleitores e seguidores.

Por outro lado, Ann Romney, esposa de Mitt Romney, tornou-se uma celebridade no Pinterest. Ann Romney é, se você se lembra das pesquisas, exemplo do perfil que domina a rede social, mulher de meia-idade, com uma família. E ela tem a família como foco principal de seu perfil no Pinterest, dedicando um mural com fotografias de sua própria família – provenientes principalmente da conta de Mitt Romney no Flickr.

A mensagem da família ressoa bem com seus seguidores, e reforça a marca de seu marido, homem de família, de forma que a maioria dos candidatos políticos não tinham nem pensado em fazer. (Michelle Obama se juntou ao Pinterest 3 meses após Ann Romney, então ela deve ter visto algum potencial nisso!)

4) Ensino Superior

Instituições de ensino superior têm que promover suas marcas, como qualquer outro negócio – existe lugar melhor para encontrar seus futuros alunos que a internet? O Pinterest permite que faculdades e universidades apresentem seus campi, alunos e ex-alunos, mascotes, e qualquer outra coisa que você possa imaginar. Sério, qualquer coisa. Veja a conta da Drake University e você verá o que quero dizer. O mural Adorbs Bulldog, em honra a seu mascote adorável, Study Abroad com fotografias tiradas por seus alunos, em viagens pelo mundo. É envolvente e divertido.

Por incrível que pareça, o Pinterest ainda não é muito explorado por instituições de ensino superior. Outra escola – University of Pennsylvania – que criou com sucesso uma conta no Pinterest inteiramente para o seu departamento de Serviços de Carreira. Perfis de ex-alunos bem sucedidos, infográficos para quem busca um novo emprego e eventos relacionados a carreira, esta é a receita de sucesso deles.

5)Tecnologia

Existem poucas empresas de software e tecnologia enfrentando o território inexplorado que é o Pinterest. A presença mais notável é do Windows. A presença da Microsoft no Pinterest com a página oficial do Windows é caprichosa e divertida.  Os pins do Windows são uma mistura agradável de infográficos, produtos Microsoft Windows, e outros murais menos focados na marca.

6) Seguro

Os grandes bancos, empresas de cartões de crédito e outras instituições financeiras ainda são resistentes a colocar os pés no Pinterest assim como as empresas de seguros. A conta da Farmers Insurance se concentra em suas aparições em eventos de caridade como a March of Dimes, nas pistas de corrida com a NASCAR, e muito mais. Enquanto eles ainda estão apenas começando sua jornada, eles estão milhas à frente dos seus concorrentes, que ainda nem sequer começaram.

Uma das marcas mais impressionantes do segmentos de seguros no Pinterest é a Petplan Pet Insurance. Sua conta no Pinterest é preenchida com o que parece à primeira vista, isca para visitantes, fotografias de gatinhos e cachorrinhos adoráveis. Porém o perfil não se limita a imagens fofas. A Petplan mostra que pratica aquilo que prega, as pessoas por trás da empresa com seus animais de estimação. Eles também têm murais com infográficos, dicas de cuidados, e histórias de sucesso de clientes.

7) As organizações sem fins lucrativos

No mundo do marketing sem fins lucrativos, é importante que os doadores vejam o impacto da organização – e o Pinterest é um meio excelente para isso! A conta da UNICEF no Pinterest faz um excelente trabalho nesse sentido, mostrando o principal foco da organização: as pessoas. Das celebridades que oferecem recursos até as crianças que recebem ajuda, a conta no Pinterest tem murais dedicados as fotografias de alta qualidade que demonstram todo trabalho da UNICEF.

A UNICEF também inclui textos abaixo de seus pins por conta da quantidade de questões que a organização lida. No caso de outros segmentos isso não é necessário, especialmente quando a sua missão diz respeito a uma área específica. Para a Operation Smile, por exemplo, isso significa que a maioria dos seus pins em sua conta no Pinterest giram em torno de uma característica: sorrisos. A Operation Smile repara uma fissura no palato de crianças, em todo o mundo, dando-lhes uma maior qualidade de vida e um belo sorriso. Sua conta no Pinterest apresenta as histórias de crianças que eles ajudaram, fotos de crianças antes e depois, e um mural dedicado apenas a vídeos. A Operation Smile mistura informação sobre sua missão com boas notícias que fazem bem a todos os visitantes.

Esses são exemplos de que qualquer segmento pode utilizar o Pinterest como ferramenta de Branding. O mais importante é ser criativo e ousado. Não espere seus concorrentes tomarem a frente, arrisque-se!

Quais outros segmentos que você considerava improváveis e se tornaram casos de sucesso no Pinterest? Como você tem usado o Pinterest?

Via Hubspot Blog

Write A Comment