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Quando falamos em marketing de conteúdo, estamos normalmente falando sobre lindos blogs, infográficos interessantes e artigos surpreendentes. O que tendemos a ignorar é o conteúdo não visual que temos que incluir em nosso site. Estes são itens, tais como páginas padronizadas, tag ALT da imagem, detalhes dos produtos, etc Estes fragmentos de conteúdo que estão espalhados em torno de seu site são tão importantes como os exemplos mencionados acima.

Mesmo que muitos de nós pensemos que esse tipo de ajustes no conteúdo sejam um trabalho chato, é realmente um dos primeiros lugares onde você deve concentrar seus esforços de conteúdo. Na verdade, por que se preocupar em trazer os visitantes para o site com marketing de conteúdo se o site não está pronto para eles? Além disso, esse conteúdo “menor” devem ser cuidadosamente monitorizados e revisitado quando necessário. Agora, “se necessário” é um termo muito vago. O que deve chamar sua atenção é por exemplo uma queda no tráfego pelos motores de busca, as taxas de de conversão, uma alta taxa de rejeição (visitantes que visitam uma única página e, em seguida, saem do seu site), uma alteração aos seus termos de serviço, etc.

Cultivar uma cultura de melhoria contínua do conteúdo

As palavras de ordem devem ser “melhoria contínua”. Por exemplo, em um website corporativo, o conteúdo do site deve ser ajustado diariamente. Às vezes são apenas mudanças no estilo, para melhorar a consistência e, por vezes, envolve dividir ou consolidar seções inteiras. O objetivo é melhorar a experiência do visitante. É verdade, este método demanda um bom tempo, mas adotar essa filosofia de melhoria contínua fará com que o conteúdo do seu site seja mais forte no longo prazo. Este, por sua vez vai conduzir ao engajamento com o visitante, confiança e conversão.

Dica # 1: Cuidado com os detalhes
Quando for preencher as páginas do seu site com conteúdo interessante e atraente, é fácil ignorar os pequenos detalhes. Por pequenos detalhes quero dizer coisas como rodapés de páginas que contêm informações de contato, títulos de widgets, links de navegação, a informação do pré-preenchimento de formulários, cabeçalhos da categoria, etc Individualmente, nenhum destes itens tem um sério impacto sobre o SEO ou mesmo a usabilidade, mas se você juntar estes pedacinhos, transmite uma certa credibilidade para os prospects que estão visitando seu site. O que você está buscando melhorar é a usabilidade, a consistência, qualidade geral, e a colocação de conteúdo.

Dica # 2: Crie conteúdo substancial
Se você gerencia um site particularmente grande ou um site de comércio eletrônico, é tentador apressar o processo de criação de conteúdo colocando o conteúdo de qualquer maneira, usando a cópia enlatada do seu fornecedor, ou através de copiar e colar. Aqui estão os problemas com esse tipo de conteúdo:

Conteúdo Magro – Quando uma página tem pouco ou nenhum conteúdo real sobre ela. Uma página de produto que tem uma única frase descrevendo o produto é um dos melhores exemplos. O problema com o conteúdo magro é que dá pouco espaço para os motores de busca para encontrar e a página pode ser descontada das buscas. Pior, ele pode fazer com que o visitante saia do seu site em um esforço de encontrar mais informações.

Conteúdo duplicado – Se você usar a cópia enlatada de um fornecedor, os motores de busca podem atribuir a suas páginas como conteúdo duplicado apenas. Se o cliente pode encontrar exatamente a mesma informação em seu site ou em qualquer um dos milhares de outros sites, as páginas terão que trabalhar ainda mais para fazer a conversão.

Conteúdo “localizar e substituir” – É quando a maior parte do conteúdo se repete no seu site e aí você apenas substitui partes específicas. Isso é tão ruim quanto os dois outros exemplos. É muito comum quando a empresa oferece o mesmo serviço em diferentes regiões. Costuma copiar o mesmo texto e apenas mudar o nome do local, estado ou cidade.

O ideal é que cada página de seu site tenha um conteúdo substancial, que é exclusivo para o seu site.

Dica # 3: Esteja ciente do conteúdo por trás da cena
Quantas vezes você já visitou um site de empresa e na página inicial tinha o título “Untitled” ou “Home Page?” Este título é uma parte de tudo que deve ser avaliado “nos bastidores” do conteúdo, ajudam a impulsionar o sucesso do seu site. Outras partes deste conteúdo incluem as tags META e palavras-chave. Outros itens por trás da cena são as tags ALT nas imagens e títulos no links que descrevem o destino. Tratar dessas questões é muitas vezes um projeto em andamento, uma vez que são fáceis de ignorar e podem mudar substancialmente o seu site – e sua estratégia – crescer e evoluir.

Dica # 4: Dê atenção as páginas Boilerplate
Páginas Boilerplate são páginas que devem estar presentes em todos os sites, mas não estão a vista. Por exemplo política de privacidade, termos de serviço, páginas de contato gerais, sobre nós, páginas de erro (página não encontrada). Desses, a página de erro é talvez mais ignorada, o que sempre pareceu bem estranho Se o visitante acessa uma página de erro, sem nenhuma explicação, há uma boa chance de que ele vá sair do seu site. No entanto, você tem a capacidade de personalizar essa página para diminuir a probabilidade de isso acontecer. Algumas empresas usam alternativas criativas, incluindo uma brincadeira com o fato de ter encontrado um erro, ou incluindo vídeos e imagens interessantes. Isso pode ajudar a salvar um clique ruim.

Bônus:
Algumas empresas oferecem recompensas a funcionários que encontram erros no site. Erro de digitação, erro de impressão, ou link quebrado. Isso garante que seu site será sempre revisado e terá um ótimo controle de qualidade. Tenho certeza que você está pensando: “Bem, eles não deveriam fazer isso de qualquer maneira?” Eles deveriam, mas pense na última vez que você mesmo visitou algumas das páginas mais obscuras do seu site. Além disso, oferecer uma recompensa é uma maneira barata de obter uma revisão de de cabo a rabo, por pessoas que não estão intimamente envolvidas com a produção ou manutenção do site.

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