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ROI nas Mídias SociaisAlgumas empresas acabam desistindo do marketing de mídia social, quando elas não estão gerando receitas.

Na verdade, o que elas precisam é ter certeza de que estão falando com as pessoas certas, enviando as mensagens certas e estão usando canal de mídia social correto.

Quando pensamos em target, há muitas coisas a considerar. Primeiro de tudo, 20% dos consumidores online são conhecidos como High Sharers. Eles são geralmente mais jovens, as pessoas mais ativas nas redes sociais e têm acesso à internet através de múltiplos dispositivos (laptop, desktop, smartphone, tablet), geralmente são criadores de conteúdo online original e muitas vezes são fiéis a suas marcas favoritas. Portanto, eles são três vezes mais propensos a sugerir produtos e serviços para amigos em sites de mídia social.

Low Sharers são os outros 80% dos usuários da internet. Esses consumidores não são fiéis a marcas específicas e muitas vezes procuram o melhor produto ou serviço através de pesquisa. Não usam sites de mídia social, mas quando o fazem, eles são susceptíveis de compartilhar conteúdo dos outros, em vez de criar o seu próprio.

Sugestões de fontes confiáveis, como amigos, família e sites de redes sociais são muito influentes para os clientes quando se trata de fazer uma decisão de compra. Isto significa que é crucial para as empresas criar suas campanhas de marketing para atrair os High Sharers, uma vez que este grupo irá gerar o maior ROI nas Mídias Sociais.

A próxima ação é saber se está entregando a mensagem certa. Há sete tipos de compartilhadores de mídia social com estilos diferentes de compartilhamento de que sua marca pode atender, a fim de se conectar com clientes potenciais.

  • Altruístas: Este grupo é o maior grupo de usuários de mídia social. Eles têm desejo de ajudar os outros, para que eles compartilhem informações com seus amigos em sites de mídia social. Este grupo deve ser um principal público-alvo de cada empresa sem fins lucrativos ou de angariação de fundos relacionados porque querem ajudar os necessitados. Para participar efetivamente deste grupo, use e-mail e Facebook.
  • Seletivos: Este é o segundo mais comum de mídia social. Eles gostam de compartilhar informações que serão relevantes para certos amigos. Eles gostam de usar e-mail para compartilhar informações com os outros.
  • Conectores: Conectores desejam compartilhar informações, a fim de criar mais oportunidades de se socializar com os outros. Eles têm múltiplas plataformas de mídia social para que possam efetivamente compartilhar mais informações com seus amigos. Seus sites favoritos são Flickr, Twitter, Facebook e LinkedIn.
  • Apaixonados: Este grupo compartilha informações, porque eles têm uma paixão em comum com outra pessoa. Eles gostam de usar o Facebook, mas também participam de sites de avaliações, classificação de produtos.
  • Provocadores: Gostam de compartilhar informações para obter uma determinada reação de amigos. Blogueiros são vistos como provocadores, e gostam de usar o YouTube, WordPress, Twitter, Delicious, Foursquare e LinkedIn.
  • Caçadores de Tendências: Este grupo usa a mídia social para mostrar que eles estão conscientes das últimas tendências. Eles constroem sua credibilidade usando vários sites de mídia social. Este grupo pode ser muito útil para as empresas que querem aumentar a sua visibilidade e vendas. Eles são o grupo mais influente quando se trata de compras de eletrônicos, acessórios de moda e produtos para bebês.
  • Carreiristas: Estão usando as redes sociais para fins estritamente comerciais e profissionais. Eles usam o YouTube, Twitter, Facebook e LinkedIn para compartilhar informações relacionadas a negócios.

Na mídia social, não é suficiente apenas ter muitos amigos e seguidores, se você quiser ver o ROI nas Mídias Sociais. Relacionamentos online de uma empresa devem ser rentabilizados. Tente envolver os participantes, a fim de gerar recomendações de qualidade, e enviar uma mensagem de marca consistente, mas é preciso adaptá-la às necessidades de cada público-alvo, utilizando o canal apropriado.

Via Boundless Marketing

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