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Gostei desse artigo da Maddie Grant, diretora de estratégia em mídias sociais da SocialFish.

Deixa claro que as mídias sociais devem fazer parte de qualquer plano estratégico de comunicação, porém devem ser analisadas como um canal de comunicação diferenciado.

Não como broadcasting, e sim como a construção de uma comunidade.

Social Media

Muitos profissionais de marketing gostam de pensar na mídias sociais como “apenas mais uma ferramenta” ou “apenas mais um canal” através do qual podem transmitir seu conteúdo promocional. Mas a mídia social é muito mais do que apenas mais um outdoor ao longo da estrada digital.

As mídias sociais podem fazer com que seu trabalho seja mais gratificante quando você pedir a seu público-alvo para espalhar a sua palavra através das redes. Seus evangelistas querem espalhar as notícias sobre você, especialmente se você se facilitar para eles.

Você precisa criar as campanhas. Você precisa ajudar seus stakeholders de mídia social a fazer do marketing uma prioridade, e depois trabalhar em conjunto para manter tudo o que você está postando em equilíbrio com a missão da organização e com as expectativas de seus clientes. Você vai precisar construir relacionamentos – com pessoas que influenciam, com pessoas que só passam, e com as pessoas que vêm de novo e de novo. Você vai precisar alimentar essas audiências para que, quando você precisar delas para ajudar a espalhar a palavra sobre uma nova campanha, eles estejam lá para você.

Veja como:

  1. Gerencie o processo de captura e acompanhamento de leads. Seguidores e fãs são agradáveis, mas o objetivo do marketing de mídia social é vender produtos e serviços. Para ser bem sucedido, você precisa converter esse seguidor ou amigo em um lead, e acompanhar nos caminhos certos para fazer a venda. Promover seus sites de mídia social cada vez que tiver a chance no seu e-mail marketing. E que todos os membros da empresa usem um padrão de assinatura que lista os sites oficiais de mídia social da sua empresa, para que possam encontrá-lo online. Criar ofertas atraentes e landing pages para suas audiências de mídia social. Integrar as campanhas de marketing da sua organização.
  2. Identificar influenciadores e dar-lhes alguma coisa para falar. A mídia social tem o potencial de ser um motor de boca a boca. Cada um de seus clientes e partes interessadas estão ligados a sua própria rede de pessoas que eles conhecem. A arte e a ciência de atrair seus clientes para compartilhar seu material com sua própria rede vale a pena praticar. Primeiro, defina influência (para você mesmo – fique longe de sites como o Klout). Em seguida, construa relacionamentos com seus influenciadores na mídia social. Trabalhe com os administradores de seus perfis oficiais na mídia social e qualquer outra pessoa que se envolva em mídias sociais para monitorar, responder, e compartilhar conteúdo de seus influenciadores. Faça seus influenciadores percebem seu conteúdo de forma inteligente e conectada.
  3. Repense o conteúdo para fins de comercialização. Marketing de Mídia Social é a quebra da desordem e o chamado de atenção para seu público. Entender o conteúdo como uma ferramenta de marketing vai ajudá-lo a ser bem sucedido. Isso significa colaborar com os criadores de conteúdo em toda a sua organização para adicionar uma camada de conteúdo projetado apenas para a condução de geração de leads e peer-to-peer de compartilhamentos. Alinhe suas campanhas de marketing de mídia sociais com o calendário editorial. Recrute clientes satisfeitos que estão felizes em explicar por que os seus produtos são valiosos, ou por que eles usam seus serviços.
  4. Olhe além das mídias sociais que sua organização possui. Este é um trabalho que é exclusivamente seu. Ninguém vai tomar o tempo para fazer a pesquisa e o alcance necessário para encontrar perspectivas e potenciais clientes atraentes fora de seus sites oficiais na mídia social. As mídias sociais são livres – só precisa de tempo e atenção.

Nunca é tarde demais para começar a aplicar a mídia social para comercialização. Você já pode estar fazendo um pouco disso. E com um pouco de planejamento e colaboração com os seus colegas, você pode continuar a construir o seu público e experiências para encontrar exatamente o que impulsiona os melhores resultados. Boa sorte, e divirta-se para conhecer o seu mercado – e crescimento de sua comunidade – em todas as novas formas.

Via feedblitz 

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