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Uma nova pesquisa feita pela empresa VerticalResponse descobriu que 43% das pequenas empresas gastam pelo menos seis horas por semana em redes sociais, e 7% gastam mais de 21 horas por semana no Facebook, Twitter e outras redes.

A pesquisa também descobriu que 2/3 das empresas de pequeno porte estão passando mais tempo em redes sociais do que eles fizeram há um ano, o que sugere que as pequenas empresas agora realmente estão vendo os benefícios de marketing de mídia social.

Facebook e Twitter são ainda as mais populares redes que as pequenas empresas estão usando, chegando a 90% e 70%, respectivamente. Embora o LinkedIn, o Google+ e o Pinterest sejam redes consolidadas em marketing de mídia social, a maioria das pequenas empresas, segundo a pesquisa, não usa esses sites. De todas as coisas que as pequenas empresas poderiam fazer em mídias sociais, verifica-se que buscar e postar conteúdo leva mais tempo, seguido de aprendizagem e educação (presumivelmente isto significa aprender a usar a rede social, a pesquisa não é clara quanto a isso) e análise de esforços. A tarefa menos demorada é responder as perguntas.

Seis horas por semana é muito, e muitas pequenas empresas estão lutando com a carga de trabalho e o tempo que leva para gerenciar múltiplas redes. O levantamento não diz muito sobre como as pequenas empresas passam estas seis, oito, doze horas por semana, mas há boas maneiras de gastar esse tempo. Se você está gastando tanto tempo em redes sociais, e quer ter certeza de que o seu tempo é bem gasto, então aqui estão as coisas que as pequenas empresas deveriam fazer:

Responder as Perguntas – Esta é uma obrigação, especialmente porque há empresas muito maiores que ignoram, e até mesmo apagam, perguntas e respostas de fãs no Facebook e em outras redes. É um pouco preocupante que as pequenas empresas gastem pouco tempo com isso, pois pode significar que ou não existem perguntas para responder ou que as perguntas ficam sem resposta por muito tempo. Se há qualquer envolvimento de fãs ou potenciais clientes em mídias sociais, então eles sempre devem ser a prioridade.

Construir Relacionamentos – Interessante que isso não seja uma das atividades, pode ser que as pequenas empresas estejam tratando a mídia social como uma outra via qualquer para empurrar suas mensagens de marketing. Pense na regra 50/50, quando se trata de compartilhamento de conteúdo: 50% do seu conteúdo e 50% de outras pessoas. Sim, de outras pessoas. Retweeting, repinning, novos compartilhamentos e coisas de outras pessoas. Você fornece mais valor a seus próprios seguidores ao fazer uma conexão com outra pessoa que tem conteúdo relacionado ao seu. Entenda que os meios de comunicação social também são usados para participar de uma conversa, não apenas para iniciar uma. Isso mostra que você está ouvindo.

Analisar os Esforços – Esta também é uma obrigação, mas analisar seus esforços de marketing de mídia sociais é muito mais do que contar fãs, menções e comentários. Na verdade, esses números não significam muito. O que realmente conta, ao analisar o seu marketing de mídia social, é a quantidade de tráfego de mídia social que leva a seu site, por exemplo, quantos leads são provenientes de mídia social, e quantos desses leads que você está transformando em clientes. Afinal, essas são as coisas que mantêm as empresas vivas. As pequenas empresas precisam medir seu sucesso em mídias sociais. Se não, não há nenhuma maneira de saber se você está perdendo seu tempo ou trabalhando errado.

Definir Metas – As pequenas empresas precisam gastar tempo para descobrir o que eles querem da mídia social, em primeiro lugar. Estas metas devem estar alinhadas com as necessidades essenciais do negócio, e precisa ser mais específica que “uma maior sensibilização” ou “engajamento dos clientes.” O que é uma boa meta para as mídias sociais? Algo específico, e orientado para as necessidades do negócio, como “ter 10% de nossos leads provenientes de mídia social” ou “ter 100 pessoas inscritas para o nosso webinar” ou “conquistar 50 novos assinantes a cada mês”.

Veja mais números da pesquisa no infográfico a seguir.

How Much Do Small Businesses Spend On Social Media?

Você já incluiu as ações de Marketing Digital em seu Planejamento Estratégico de 2013? Deveria!

Via Technorati

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