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2012 foi o ano da estratégia de conteúdo, todas as empresas passaram a se importar com conteúdo de qualidade . Uma das tendências mais positivas que vimos ao longo do ano foi que o jogo do SEO mudou. Enquanto no passado, o foco era principalmente em HTML, os motores de busca continuam a atualizar seus algoritmos, colocando uma quantidade crescente de importância no fator de frescor e engajamento. Por que isso é uma boa notícia? Porque traz a atenção de volta para a inovação, sentido e liderança de pensamento.

Então, quais são as tendências emergentes para o próximo ano?

Cargos mais especializados

Já estamos vendo cada vez mais as organizações contratarem para cargos de marketing mais especializados, como os profissionais de marketing de conteúdo. A razão é simples: a criação, curadoria e promoção de conteúdos está se tornando a peça central do marketing de hoje e estratégias de comunicação. Haverá um aumento de postos de trabalho ainda mais especializados dentro do marketing de conteúdo em si, como os produtores de vídeo, especialistas, pesquisadores, designers de infográficos e blogueiros, para citar apenas alguns.

Mais Ferramentas para Curadoria de Conteúdo

Criar conteúdo fresco de alto calibre é fundamental, mas isso não significa que tudo tem que ser original. Seja qual for a sua indústria, há uma infinidade de conteúdo pronto, à espera de ser compartilhado. Curadoria de conteúdo pode ser um trabalho em si, por isso não é surpresa que houve um significativo surgimento de ferramentas de curadoria. Veremos novas ferramentas de curadoria de conteúdo entrarem no mercado, bem como conectores de gerenciamento de conteúdo e sistemas de marketing de conteúdo para essas ferramentas de curadoria.

Mais Colaboração

Como conteúdo de alta qualidade e liderança de pensamento continuam a ser fundamentais no mundo do marketing e comunicação, muitas organizações estão explorando ativamente novas parcerias com empresas de pesquisa, especialistas no assunto, e outros líderes da indústria. Além disso, temos a certeza de ver uma colaboração mais inter-departamental quando se trata de criação de conteúdo. O conteúdo é assunto de todos. Todo mundo em sua organização tem uma perspectiva diferente, uma voz única, e uma área separada de especialização. É hora de aplicar e tirar vantagem da diversidade de sua equipe.

Criar uma Vez e Publicar em todos os Lugares

Como mencionado acima, o conteúdo é o cerne de sua estratégia de marketing e comunicação. A capacidade de produção de uma única peça de conteúdo em vários formatos (como imagem, texto, PDF, etc) e para muitos destinos diferentes (várias páginas, sites e redes sociais) é mais importante do que nunca.

Diferentes Versões do Mesmo Conteúdo

Múltiplas saídas para uma única peça de conteúdo e várias versões do mesmo conteúdo sob medida para públicos específicos. A razão para esta tendência é que os profissionais de comunicação se esforçam para acertar o tom e garantir que atinja diferentes segmentos de seu público-alvo. Por exemplo, duas versões de cada história: uma para o público em geral e outra para a imprensa.

Agile Marketing

Além do marketing de conteúdo, uma das buzzwords em 2012 foi “Agile Marketing”. Agile Marketing significa que você acompanha e mede todos os seus esforços, analisa os resultados para determinar o que funciona e o que não funciona, e então ajusta a sua estratégia baseada em suas descobertas. Organizações de todos os tamanhos vão querer medir o quão bem o seu conteúdo está indo. Um aspecto disso é um teste A/B do seu conteúdo para que você possa detectar tendências e preferências do seu público-alvo, que capacita você a criar ainda mais conteúdo direcionado. Além disso, a capacidade de associar todos os seus esforços de marketing com uma ou mais campanhas permite que os comerciantes, profissionais de comunicação e colaboradores de conteúdo possam medir o sucesso de seu conteúdo e continuem a produzir conteúdo ainda mais direcionado e eficaz.

Foco Ainda Mais Forte na Estratégia de Conteúdo

Enquanto a maioria das organizações reconheceram que o marketing de conteúdo precisa estar na vanguarda de sua estratégia de marketing, a maioria delas ainda não implementaram uma estratégia de conteúdo. A boa notícia é que a maioria delas, pelo menos, considera o desenvolvimento de uma estratégia. Afinal, como as organizações continuam a investir em ambos os recursos técnicos (CMS, Analytics, Social Media) e recursos humanos (equipes da web, gerenciadores de conteúdo e colaboradores), a fim de gerenciar seu conteúdo, ela só faz sentido colocar recursos para a essência de tudo: o conteúdo real.

Nunca é cedo demais para começar a planejar o que vem pela frente.

Quais são as suas previsões?

Via Hannon Hill

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