Compartilhe:

A empresa iAcquire criou uma coluna em seu blog chamada “Pergunte a um Especialista”, e esse mês a pergunta é: O que é estratégia de conteúdo, o que é marketing de conteúdo – e são a mesma coisa?

Veja o que cada especialista respondeu:

Estratégia de conteúdo é o “como” que supervisiona o “quê” do marketing de conteúdo. Enquanto a parte que compete ao marketing é a execução, promoção e medição, a estratégia de conteúdo é o que é feito. Estratégia de conteúdo envolve quem vai executar, por isso que está sendo feito no formato que é, e que está cuidando da manutenção. Eles não são a mesma coisa, e você também não pode ter um sem o outro. Sem estratégia, nunca o marketing será feito, ou pelo menos será muito menos eficaz do que poderia ser.

John Doherty, Consultor de SEO e Head Office, Distilled

Estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo não são a mesma coisa, no entanto, ambos são integrados no processo de criação da visão, publicação, distribuição de mídia e conteúdo. Para mim, a estratégia de conteúdo é composta das seguintes ações:

  • Coleta de dados
  • Visão e missão para o conteúdo
  • Estratégia global e roteiro de compilar e criar o conteúdo

Respondendo as perguntas: “Como podemos aprender e interagir em nossas peças de conteúdo passadas?” ou “Como podemos melhorar esse processo?”

Por outro lado, o marketing de conteúdo é o conteúdo real que será produzido. “O conteúdo está sendo produzido?”, “Onde é que está sendo distribuído?” ou “O que aconteceu depois que ele foi distribuído?”

Em suma, a estratégia de conteúdo responde como é e por que é de criação de conteúdo, enquanto que marketing de conteúdo se concentra no que é e onde está de criação de conteúdo.

Stephanie Chang, Consultora de SEO, Distilled

Estratégia de conteúdo é o plano para a pesquisa de conteúdo, criação, implementação e medição. Marketing de conteúdo é o uso de qualquer tipo de conteúdo criado com a finalidade de marketing. Eles são diferentes e ambos são necessários.

Embora todo o conteúdo possa servir de marketing e todo o conteúdo necessite de uma estratégia, estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo são intrinsecamente diferentes.

Estratégia de conteúdo pode explorar vários objetivos, enquanto que marketing de conteúdo se concentra em atrair e envolver o público-alvo em torno de uma conversão final, não necessariamente uma venda.

Você não pode ter um sem o outro. Não há nenhum objetivo na criação de um conteúdo ótimo se ninguém o vê. Marketing não é útil se você não tem ativos de conteúdo fortes.

Megan Brown, Estrategista de Mídia Social, iAcquire

Marketing de conteúdo e estratégia de conteúdo são dois conceitos muito diferentes. Estratégia de conteúdo é o que o nome indica, um quadro estratégico de como uma marca se utiliza do seu conteúdo em todos os canais.

Eles trabalham em conjunto, no sentido de que o conteúdo de marketing vem na sequencia de uma estratégia de conteúdo e é utilizado como um veículo para promover e atrair os membros da audiência para o conteúdo.

Tom Harari, Gerente de SEO, iAcquire

No EContent, definimos marketing de conteúdo como o termo geral que descreve o processo de criação e compartilhamento de informações na esperança de envolver os consumidores atuais e atrair novos.

O compartilhamento de conteúdo especializado conduz a um consumidor mais informado, e um consumidor mais bem informado produz resultados mais rentáveis.

E, estratégia de conteúdo é exatamente o que o nome indica, uma estratégia para o seu conteúdo. Se você está envolvido em marketing de conteúdo, blogs, ebooks, aplicativos, você precisa de uma estratégia.

Para ser bem sucedido no marketing de conteúdo, você precisa de uma estratégia de conteúdo. Você não iria iniciar um novo negócio sem um plano. Quem vai criar o seu conteúdo? Qual o formato? Onde você vai publicar? Como você vai distribuí-lo? O que é relevante para os seus consumidores? Quantas vezes você vai publicar? Estas são as perguntas que você precisa responder.

Theresa Cramer, Editora, EContent Magazine

Marketing de conteúdo é designado especificamente para atrair clientes. Estratégia de conteúdo define o conteúdo, por que, o que, e como será concebido, criado e gerenciado. Uma estratégia de conteúdo adequada é o que permite o marketing de conteúdo ser bem sucedido.

Como exemplo, um site é parte da estratégia de conteúdo, e é também parte do marketing de uma marca. No lado estratégia, o público se identifica, a quantidade e tipo de conteúdo é determinado, a hierarquia estrutural é determinada e links internos são decididos – os players da criação de conteúdo são identificados e os processos editoriais são postos em prática. A estratégia de conteúdo, muitas vezes, definir as táticas de marketing de conteúdo necessárias para garantir que os clientes sejam atingidos.

O marketing de conteúdo do site é uma ferramenta – é um meio de alcançar uma audiência. É uma parte importante de uma estratégia maior para atingir os clientes que utilizam o conteúdo.

No marketing, de muitas maneiras, o conteúdo abrange todos os aspectos do marketing (ou seja, um comercial de televisão é uma forma de marketing de conteúdo), mas geralmente quando as pessoas falam sobre marketing de conteúdo estão falando sobre mídia digital. Esses canais incluem a busca orgânica, mídia social, propriedade e outros sites ou blogs, e-mail. O desenvolvimento contínuo e a promoção desses ativos através do inbound marketing incorpora o significado geralmente aceito de marketing de conteúdo.

Joe Griffin, CEO e Co-fundador, iAcquire

Eu olho para o marketing de conteúdo como marketing de sua empresa, produtos e serviços utilizando conteúdo. Estratégia de conteúdo, por outro lado, é o planejamento e implementação de seu marketing de conteúdo.

Algumas pessoas podem considerar que são a mesma coisa, mas eu diria que, se você não definir uma estratégia de conteúdo específico, você não terá uma campanha de marketing de conteúdo bem sucedida. Sua estratégia deve incluir seus objetivos de marketing de conteúdo, como você vai desenvolver o seu conteúdo, como você vai promovê-lo, e como você vai medir seus resultados.

Kristi Hines, Freelancer e Blogger

Marketing de conteúdo é a atividade de criar e promover o conteúdo editorial envolvente com a finalidade de chamar atenção do público e gerar leads, enquanto estratégia de conteúdo é a abordagem que uma marca utiliza com relação ao conteúdo digital que cria e distribui.

Estratégia de conteúdo comunica os esforços de marketing de conteúdo. Considerando que os esforços de marketing de conteúdo são tipicamente de natureza editorial, a estratégia de conteúdo pode abranger outros tipos de conteúdo digital e experiência interativa.

Ross Crooks, COO e Co-fundador, Column Five Media

Estratégia de conteúdo é sobre a elaboração de como o conteúdo irá apoiar e promover seus objetivos de negócios. É o planejamento que precede qualquer tipo de desenvolvimento de conteúdo e é absolutamente uma parte crítica de qualquer programa de marketing de conteúdo. Em outras palavras, “Por que estamos fazendo isso?”

Marketing de conteúdo, por outro lado (e aqui é onde fica um pouco confuso) normalmente se refere à execução da estratégia (por exemplo, táticas específicas de planejamento e execução).

Eles não são a mesma coisa, mas são frequentemente utilizados alternadamente. Eles trabalham em conjunto.

Clare McDermott, Editora, Chief Content Officer

 

Claramente, o consenso é de que a estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo são profundamente ligados. Agora que já definimos a diferença, fique atento:

  • Faça uso de dados para melhorar sua estratégia de conteúdo
  • Examine a estratégia de conteúdo como a espinha dorsal da estratégia de marketing
  • Explore a estratégia social como um aspecto da estratégia de conteúdo – e não algo separado
  • Criae conteúdo que impulsione a conversão
  • Redefina o conteúdo não-social para uso social
  • Crie uma voz unificada para a marca, tendo em mente a estratégia social e conteúdo voltado para diferentes públicos
  • Use a mídia social para moldar sua estratégia de conteúdo
  • Determine a estratégia de conteúdo, organize as operações

Via Blog iAcquire

Write A Comment