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Ao longo da última década, tem havido uma mudança dramática no comportamento do consumidor. As decisões de compra tornaram-se ainda mais complicadas do que quando as pessoas começaram a comparar preços online. Ao invés de serem estritamente conscientes dos preços, os consumidores estão procurando comprar de marcas que eles podem conectar-se de uma forma mais profunda.

Sites de mídia social abriram canais de comunicação que permitem aos clientes se envolverem mais com as empresas das quais compram. Métodos de comunicação tradicionais estão se tornando menos eficazes e os consumidores procuram tornar-se mais envolvidos com as marcas que amam.

Antes de entrar na mídia social, você precisa descobrir quais objetivos deseja atingir. Nem todos os sites de mídia social são iguais, e nem todos os sites são adequados para todas as empresas. Sem fazer as perguntas certas, você pode muito bem estar jogando dardos no escuro.

Perguntas que você deve fazer antes de escolher as mídias sociais

Quais são seus objetivos de mídia social?

Antes mesmo de começar seu processo de decisão, você deve ter certeza de que você tem objetivos bem definidos para a sua campanha de mídia social. Pergunte a si mesmo o que você quer realizar através das mídias sociais. Se é um novo negócio e quer criar conscientização de marca, ou se é um negócio bem estabelecido que deseja construir e / ou fortalecer a sua quota de mercado. Cuidadosamente mapear seus objetivos acabará por ajudar a guiá-lo para as plataformas de mídia social que irão proporcionar um maior valor para o seu negócio.

Quais plataformas de mídia social seu público alvo está utilizando?

A chave para escolher a saída certa é ir para onde seus clientes estão, em vez de esperar que eles migrem para um canal diferente. Isso vai exigir alguma investigação sobre os segmentos específicos que a sua empresa está em busca de alcançar. Reveja suas personas de comprador e use essas informações para direcionar as suas escolhas de mídia social. Faça a sua casa. Vai levar muito menos tempo para encontrar quais meios de comunicação social são os melhores para o seu negócio e monitorar continuamente sites de mídia social, que não estão gerando ROI.

Quantos recursos (funcionários, tempo, etc) que você tem disponíveis para se dedicar a mídia social?

Uma vez que você sabe onde seus clientes estão, você vai precisar analisar corretamente os recursos que você tem disponíveis para perseguir essas plataformas. Marketing de mídia social deve ser um compromisso contínuo em vez de uma reflexão tardia. Você tem um gestor dedicado a mídia social ou uma equipe? Se você está tentando ter alguém para atualizar sete diferentes sites de mídia social no topo das suas outras funções de marketing, você estará caminhando para o fracasso. Se você tem pouco recursos, jogue com seus pontos fortes e identifique os sites de mídia social que mais podem beneficiar seu negócio.

Que tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeos) que você quer compartilhar regularmente?

Você está preparado para participar corretamente em cada um dos meios de comunicação social? Você deve respeitar a etiqueta de cada rede social, caso contrário corre o risco de rejeição por seus alvos. Grandes blocos de texto não vão fazer sucesso no Twitter, e se a sua empresa não consegue gerar imagens cativantes em uma base regular, uma conta no Pinterest pode não ser a melhor ideia do mundo. Você não é obrigado a estar em cada uma das redes sociais, por isso não empregue seus esforços tentando forçar o conteúdo que você não está preparado para produzir.

Quais proveitos tirar da oportunidade?

A comunicação bidirecional que a mídia social oferece está se tornando o padrão no mundo dos negócios. Lembre-se, o objetivo do marketing de mídia social não é empurrar a sua mensagem goela abaixo dos seus clientes. É uma tentativa de envolver seus clientes, discutir e compartilhar seu conteúdo. Então, escolha sabiamente suas plataformas, e uma vez que você já está comprometido, não se esqueça de aprender e respeitar as regras de cada rede.

Via iMPACT

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