Compartilhe:

Podemos encontrar muitos posts na Internet que falam sobre Inbound Marketing, porém existem alguns erros de conceito, especialmente quando se diz que o Inbound Marketing é uma nova definição do SEO.

Inbound Marketing é uma estratégia e não uma tática.

inbound-marketing

O diagrama torna evidente que Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing de Internet, e é baseada na sinergia de SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo e análise de métricas.

Isso não significa que, SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo e análise de métricas são sinônimos de Inbound Marketing, mas que eles são essenciais para a sua existência. É errado, portanto, dizer que o “Novo SEO” é Inbound Marketing. SEO é SEO.

Outra olhada no diagrama acima permite a compreensão de como cada uma das disciplinas de síntese têm um valor próprio, como elas podem interagir naturalmente uma com a outra e como todas podem contribuir para uma estratégia comum, que é – de novo – a definição de Inbound Marketing.

Muitas facetas do SEO, por exemplo, são suficientes e não precisam da intervenção de outras disciplinas. No entanto, existem outros aspectos do SEO, onde têm uma relação natural mais próxima com outras disciplinas.

Se a síntese de todas as quatro disciplinas estão presentes no plano de marketing digital de uma empresa, mas elas funcionam separadamente, não têm uma estratégia comum e objetivos comuns, então não podemos dizer que a empresa está fazendo Inbound Marketing.

Inbound Marketing, então, é uma estratégia, não uma tática.

O estrategista de Inbound Marketing, desenvolve a estratégia de Inbound Marketing, depois de ter tomado em consideração todas as contribuições dos estrategistas das várias disciplinas, delega a cada um deles a execução das ações táticas correspondentes a eles, enquanto coordena a sincronicidade e sinergia, que são essenciais para a obtenção dos objetivos comuns.

SEO não é Inbound Marketing, mas é um elemento essencial do mesmo.

E o Inbound Marketing não nega o valor do SEO.

Via State of Search

Write A Comment