Compartilhe:

Dizer que a plataforma do Facebook mudou a web seria um eufemismo. Lançando em 2007 como uma ferramenta para que os desenvolvedores criassem aplicativos para a rede social, seis anos mais tarde, evoluiu para algo muito além.

Para entender onde a plataforma Facebook está, você tem que primeiro entender como ela começou. No início, a plataforma de desenvolvimento do Facebook era simplesmente uma maneira para os desenvolvedores de terceiros incorporarem aplicativos para uma experiência no Facebook.

Isto abriu as portas para que empresas como a Zynga para criassem apps – e particularmente jogos – que existiam dentro das paredes do Facebook.

O Facebook atualmente tem 1/4 de bilhão de pessoas jogando games na rede social por mês. Ele pagou cerca de US $ 2 bilhões para desenvolvedores só no ano passado.

Em 2008, o Facebook inovou com o lançamento do Facebook Connect, o primeiro caminho para as pessoas se conectam às suas contas do Facebook a partir de um site externo.

Atualmente, mais de 10 milhões de aplicativos e sites estão integrados ao Facebook.

Outra forma como Facebook começou a se conectar com o mundo exterior foi com o botão Like. Lançado em 2010, o Facebook lançou o plug-in social como uma maneira dos desenvolvedores tornarem os sites mais sociais.

Em 2011, o Facebook permitiu que os desenvolvedores integrassem ainda mais a rede social por meio do Open-graph.

Integrações utilizando o Open-graph são extremamente populares entre os desenvolvedores, e também para os seus usuários. Ao longo dos anos, o Facebook tem tido um impacto dramático sobre como algumas empresas fazem negócios.

Todas essas coisas levaram a Timeline do Facebook a um redesenho, que possui seções diferentes para diferentes tipos de conteúdo.

A plataforma Facebook foi concebida de forma a ser independente de dispositivos. Se você está interagindo com a web no seu computador, tablet, smartphone ou mesmo com o Google Glass – o Facebook pode estar bem ao seu lado.

As interações que vemos agora com o Facebook são apenas o começo para a empresa.

“A plataforma Facebook é algo que coloca as pessoas no centro de todas as plataformas.” – Doug Purdy, Facebook

Via Mashable

Write A Comment