Compartilhe:

O último relatório sobre marketing de conteúdo B2B e as tendências previstas para 2014 acaba de ser lançado pelo Content Marketing Institute e Marketing Profs.

 

A Situação

93% dos entrevistados disseram que usam estratégias de marketing de conteúdo e 42% consideram estas estratégias eficazes. Isso mostra a crescente confiança nessa prática. A tendência é que esses números continuem crescendo.

O que faz o Marketing de Conteúdo eficaz?

Este ano, pela primeira vez, o estudo investigou a natureza das estratégias de marketing de conteúdo B2B. Eles descobriram que 44% dos entrevistados têm uma estratégia de conteúdo documentada, enquanto 49% não e 5% não tinham certeza. O que é interessante é que os profissionais de marketing de conteúdo B2B que relatam ter uma estratégia de marketing de conteúdo documentada são muito mais propensos a relatar a eficácia do que aqueles que não o fazem em uma proporção de 6 para 1. Isso indica que ter uma estratégia codificada, facilmente acessível a toda a empresa, é uma parte vital do marketing de conteúdo B2B. Um procedimento documentado não só ajuda a garantir um processo eficaz, como ajuda no treinamento de novos funcionários.

Uma outra estratégia relatada foi ter alguém que supervisiona a estratégia de marketing de conteúdo, com 73% relatando isso. Curiosamente 86% dos profissionais de marketing B2B altamente eficazes tinham esse papel preenchido, em comparação com apenas 46% dos menos eficazes.

Outra informação percebida é que as pequenas empresas são muito mais propensas do que as grandes empresas a ter alguém supervisionando o conteúdo, mais de três quartos relataram ter esse papel preenchido, contra pouco mais de metade das empresas maiores.

A diversidade é a chave para o Marketing de Conteúdo eficaz

Quanto às táticas e estratégias utilizadas em marketing de conteúdo, uma análise mais aprofundada mostrou que, em média, os profissionais de marketing de conteúdo mais eficazes estavam usando 15 táticas e estratégias diferentes em comparação com os 10 utilizados pelos menos eficazes. Uma média de 50% a mais de táticas e estratégias por parte dos profissionais de marketing mais eficazes sinaliza a necessidade de diversidade em qualquer abordagem para o marketing de conteúdo. É preciso se certificar de que existe uma abordagem multifacetada para garantir o sucesso. Outro dado que aponta o sucesso é a utilização de múltiplas plataformas sociais.

O Cenário

De tudo o que precede, podemos começar a traçar um retrato do que será o marketing de conteúdo efetivo em 2014. Tomando as tendências a partir dos dados acima, podemos esperar que uma estratégia cristalizada e abrangente utilizando múltiplas plataformas sociais, implementada por um profissional dedicado apenas a esse tema será a meta para empresas que desejam fornecer o marketing de conteúdo mais eficaz. Não há dúvida de que o marketing de conteúdo continuará a estabelecer-se como uma parte importante de qualquer estratégia de marketing e seu uso continuará a crescer.

Via Business 2 Community

 

1 Comment

Write A Comment