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A internet mudou radicalmente a forma como as informações são compartilhadas e teve um impacto notável nos negócios. Refletindo sobre essas mudanças, aqui estão algumas das tendências de marketing online que vão dominar em 2014.

O Marketing de Mídia Social vai exigir mais diversidade

As empresas não têm limite quando se trata de implementar suas campanhas de marketing e atingir seu público por meio das mídias sociais. O aumento na popularidade de sites como o Pinterest, Facebook e LinkedIn possibilitou às empresas com uma infinidade de opções, oferecendo um conteúdo que é envolvente e apresentando em uma variedade de formas para construir uma comunidade através de múltiplos canais. Esta diversificação é útil para as empresas, pois assim são capazes de construir o valor da marca e torná-la mais facilmente reconhecida, devido aos seus múltiplos campos de visibilidade.

Marketing de Conteúdo será ainda mais importante

Uma das principais maneiras de estabelecer sua influência e conquistar a confiança de seus prospects e clientes é através do compartilhamento de conteúdo relevante e valioso em uma variedade de fontes. Isso significa o compartilhamento de informações que são específicas da indústria e fornecem uma visão para seus leitores. Como resultado, sua empresa irá progressivamente construir relacionamentos e ter um grupo fiel de seguidores.

A tendência identifica que o marketing para as massas por meio de anúncios de televisão ou de rádio é meno eficaz. Em vez disso, concentrar-se em marketing através da produção de conteúdo atraente e de alta qualidade, criado especificamente para o seu público.

O conteúdo visual vai reinar

Como os consumidores são atingidos com um número crescente de anúncios, está se tornando mais importante criar um conteúdo de rápida compreensão. Se você olhar para os sites de mídia social que mais fizeram sucesso em 2013, verá que eles têm uma característica comum, eles colocam uma grande ênfase nas imagens.

Um exemplo disso são os infográficos, que combinam imagens com uma quantidade mínima de texto para explicar um tema e fornecer informações estatísticas ou dados de estudos de investigação. Mesmo que o conteúdo tradicional baseado em texto nunca fique completamente fora de moda, é bastante claro que a incorporação de imagens é benéfica para uma campanha de marketing.

Menos vai se tornar mais

Outra tendência notável é a mudança na preferência do consumidor em relação a mensagens de marketing. Os consumidores preferem agora as mensagens simplistas ao invés daquelas que são mais aprofundadas. Tome um momento para refletir sobre algumas das marcas mais conhecidas em todo o mundo – por exemplo a Apple e o Google – e você vai perceber que elas certamente valorizam a simplicidade e elas estão fazendo tudo certo.

Os consumidores estão afogados pelo fluxo constante de propagandas que gritam: “Olhe para mim.” A comunicação inovadora está agora indo na direção oposta. A ideia é fazer esforços conscientes para diluir essas mensagens chamativas em vez de sufocar seus clientes. Como consequência, as estratégias de marketing que vão ter sucesso serão aquelas que buscarem promover modos de simplificar a vida dos clientes e tornar a sua experiência mais suave e agradável.

O conteúdo otimizado para mobile será essencial

Como resultado direto do uso generalizado de smartphones e tablets, é crucial para as empresas terem um conteúdo que é facilmente acessível para usuários móveis. Certifique-se de personalizar a experiência de compra através do marketing móvel. Você não quer perder clientes para seus concorrentes que se adaptaram à tendência antes de você.

Retargeting e Remarketing

Esta é uma estratégia de marketing que realmente emplacou. Em poucas palavras, ela funciona através do rastreamento dos sites que os usuários visitam. Uma vez que eles deixam um determinado site, os produtos ou serviços que eles pesquisaram serão mostrados a eles novamente em anúncios em diferentes websites.

É bastante óbvio porque essa técnica é tão eficaz. Com apenas 2% do tráfego na internet sendo convertido já na primeira visita, o retargeting trabalha para aumentar a taxa de conversão geral, lembrando os consumidores de um produto ou serviço que viram. Isso mantém a marca e o produto na mente do consumidor. Há ainda estudos psicológicos que têm demonstrado que a exposição simples de marcas e logotipos cria familiaridade, o que aumenta a confiança e faz com que os consumidores fiquem mais propensos a fazer uma compra. Mesmo se não houver a compra imediata, isso pode realmente valer a pena no longo prazo. Devido ao sucesso que muitos comerciantes tiveram com anúncio de remarketing, ele será ainda mais popular em 2014.

SEO e Mídias Sociais ainda mais ligados

É bem claro a importância das mídias sociais no ranking de busca orgânica, pois afinal de contas os motores de busca como o Google visam sempre fornecer aos usuários o conteúdo mais relevante e de maior qualidade possível, sendo assim, faz sentido que eles levem em consideração o número de ações sociais que uma página recebe .

Quanto mais as pessoas compartilham um conteúdo, maior indício de que ele é de boa qualidade, e, portanto, a sua posição deve melhorar nas páginas dos resultados de pesquisas. Não é coincidência que os resultados da pesquisa de alto escalão tendem a ter muitas ações sociais.

Além disso, as ações sociais podem servir como um selo de aprovação (ou seja, um sinal de confiança) para os visitantes que chegam a uma página. Se eles vêem que tem muitas ações como curtidas e compartilhamentos, é provável que haja algo de valor. Essa é uma grande razão pela qual muitas empresas estão instalando plugins sociais e incentivando os consumidores a compartilharem o máximo possível. Essa tendência nos leva a entender a importância do Google +, se você ainda não garantiu sua presença lá, já passou da hora.

Estas tendências foram publicadas no site da Forbes.

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