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Um site sem tráfego é inútil. Então, o que fazer? SEO, mídias sociais e Marketing de Conteúdo, certo? Não. Então, qual é o problema?

Tudo Precisa de um Plano! 

 

Não devemos fazer suposições. Não basta saber quem são os clientes. Gerar conteúdo esporadicamente e sem foco. Esses esforços devem ser desempenhados em conjunto. Deve ser totalmente mapeado para a experiência do usuário ou a metas de conversão. Ter um objetivo, como por exemplo conseguir mais leads. Ao se envolver em marketing online, há um processo que você deve seguir e desenvolver um plano sólido.

Tome algum tempo e construa as personas. A palavra chave aqui é um exemplo. Estes são exemplos de clientes reais. Com estes exemplos altamente definidos, você vai ter um guia de referência rápida para comparar todo seu conteúdo.

Faça um inventário. Qual o bom conteúdo que você já tem? Que conteúdo você precisa criar? Quais serão as fontes de inspiração ou validação? Quem vai gerir a edição e criação de conteúdo? O conteúdo pode vir de muitos lugares diferentes.

Avalie seus canais (site, blog, mídias sociais, newsletters) Você tem um site? Aqui vai uma dica, ele deve ser o primeiro! O meio que você tem total controle deve ser a sua base. Avalie as mídias sociais. Onde as personas estão passando mais tempo? Estão usando todos os canais? Se não, considere investir menos esforços onde eles não estão. Descubra que tipo de tráfego esses canais estão enviando para o seu site. Tempo é dinheiro. Não o desperdice.

E a concorrência? O que eles estão fazendo? Como você poderia fazer isso melhor? Você pode vencê-los neste jogo? Às vezes, você pode precisar de algumas ferramentas ou um profissional para ajudar com uma revisão acurada de seus concorrentes online.

Tudo que você faz se relacionam de alguma forma a sua estratégia de conteúdo.

  • Conteúdo em páginas do seu site
  • Posts, vídeos, podcasts, infográficos
  • Curadoria – informações da indústria que você compartilha com seu público

Este conteúdo será a espinha dorsal de sua estratégia de marketing online. Saber o conteúdo que você pode trabalhar em uma base regular irá ajudá-lo a definir as estratégias específicas para seus canais. Gerenciamento de conteúdo é muito mais fácil com um calendário editorial. O calendário pode ser específico, que conteúdo será criado, por quem e onde será promovido.

A conversão é o ponto onde o visitante se torna um fã, cliente, colega, seguidor, ou o que você quer que eles sejam. Você vai transformá-los em algo que seja útil para o seu negócio, oferecendo-lhes algo que é útil para eles. Deve ser uma estratégia totalmente entrelaçada em tudo que faz . Você precisa fornecer ao usuário uma experiência valorosa, mas, ao mesmo tempo, tornar fácil fazer negócio com você. Se você não está pensando em conversão com cada parte do conteúdo que você cria e publica, você está perdendo uma oportunidade.

O marketing online é ciência, vendas, criatividade e comunicação.

Também é uma disciplina que requer algum tipo de plano. Mesmo que seja apenas um conjunto disperso de ideias na sua cabeça, sempre pense através da experiência do usuário, o que eles querem, como eles querem, como você vai dar a eles, e o que você pode esperar em troca.

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