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Experimente as maravilhas da meditação mindfulness sem a prática formal.

Embora a meditação mindfulness esteja na moda hoje em dia, a maioria das pessoas têm pouco tempo para a prática formal. Estudos apontam que tem muitos benefícios, incluindo a redução da depressão e da dor, acelerando a cognição, aumentando a criatividade, limpar a mente e muito mais. Se você está procurando uma maneira rápida e fácil de adicionar um pouco de meditação mindfulness ao seu dia sem a prática formal, então estes exercícios são para você.

1. Caminhando

Se você fizer qualquer período de caminhada durante o dia – pelo menos dez ou quinze minutos – então você pode fazer um pouco de meditação andando. Vai ser mais fácil se for feito em algum lugar com menos distrações, mas experimente em qualquer lugar e veja o que acontece.

Trata-se de focalizar a atenção. No início, as pessoas costumam se concentrar na sensação de seus pés tocando o chão. Você pode facilmente se concentrar na sua respiração ou mover a atenção em torno de seu corpo, parte por parte. A chave, porém, é desenvolver um tipo de atenção relaxada. Quando sua mente divagar para longe, traga de volta suavemente, sem julgar a si mesmo.

2. Comendo

Você pode praticar um pouco enquanto você come. Quando você der a primeira mordida em qualquer refeição, basta ter um momento para realmente prestar atenção ao paladar. Olhe para a comida com cuidado, sinta as texturas em sua boca, sinta o cheiro e observe como seu corpo reage a ele. Você não precisa continuar assim até o fim da refeição, mas faça de vez em quando para concentrar sua atenção.

3. Na Pausa

Verificar e-mail tornou-se, para muitos, o que fazemos, entre uma tarefa e outra, por vezes, como uma espécie de pausa. Mude isso. Em vez disso, deixe o e-mail e tenha um pouco de atenção plena durante a pausa. Vá para longe do computador, da TV, do tablet ou do celular. Sentar-se por um momento e perceba as sensações em seu corpo e mente.

Como você se sente? O que você pode ouvir?

Tente estar presente naquele momento. Se a sua mente divagar para tarefas que você tem que completar ou começa a trabalhar sobre as coisas que aconteceram ontem, deixe ir e gentilmente traga o foco da sua mente de volta ao presente. Basta estar onde quer que esteja, por alguns momentos.

A atenção plena não é a tentativa de dar sentido a algo, é dar atenção a esse momento.

4. Ouça Atentamente

A qualquer momento que seja conveniente, tente. A gente se acostuma a uma série de sons que estão ao nosso redor e rapidamente começa a ignorar. Se você mora na cidade, pode haver sirenes da polícia, latidos, buzinas, uma música ao longe. No campo poderia haver árvores farfalhando, pássaros cantando ou o ranger do portão.

O que você pode ouvir agora?

Ou, coloque uma música e realmente ouça por um período curto: tente ouvir a música sem pensar nela. Tente não deixar a mente vagar para as coisas que você lembrar, para os julgamentos sobre a música ou pensar sobre a letra. Apenas permita que a música flua sobre você e deixe você fluir para a música.

5. Escovação Consciente

Algumas coisas nós fazemos tantas vezes que quase nem notamo mais. Hábitos, como escovar os dentes, geralmente são executados automaticamente, enquanto a mente salta fora para outros planos, preocupações ou arrependimentos.

Em vez disso, tente se concentrar e realmente experimentá-la. Repare como a escova se move sobre os seus dentes e ao gosto do creme dental.

Outra rotina que pode ser feita conscientemente é tomar banho. Traga sua mente de volta quando ela vagas a outras preocupações ou pensamentos. Você pode executar qualquer tarefa conscientemente e você pode ser surpreendido com o que você vai perceber.

6. Apenas uma Respiração

A qualquer momento durante o dia, tenha um momento para se concentrar na sua respiração. Inspire, expire.

Concentre sua atenção em como se sente, onde você percebe o ar em movimento, como o seu tórax e abdômen se movimentam. Experimente agora.

7. Uma Vela

Esta requer um pouco de preparação: você precisa de uma vela e uma sala escura. Sente-se por um tempo observando a vela e focando a chama (não se sente muito perto). Na verdade, você não está ‘tentando’ fazer nada: é apenas observar a vela de uma forma simples e pura.

8. A Natureza

Se a sua caminhada de meditação for em um parque ou qualquer espaço verde, então esta é a oportunidade perfeita para um pouco mais de atenção.

Pode ser sentado, caminhando, fique mais consciente da natureza ao seu redor. Veja os diferentes tipos de folhas; ouça os cantos de pássaros, sinta o vento e o ruído distante do tráfego; sinta o sol aquecendo seu rosto.

Mais uma vez, depois de alguns instantes, sua mente pode tentar passear para longe. Seja gentil com você mesmo: traga gentilmente a sua atenção de volta à natureza e seus arredores.

Muitas pessoas fazem isso naturalmente quando eles estão na natureza, mas não necessariamente colocam o nome de meditação.

Não importa como você chama, desde que a sua atenção esteja focada no momento presente.

Não é fazer, é ser.

Estas são algumas ideias sobre como praticar a atenção plena durante o dia.

Como especialista em mindfulness, Dr. Jon Kabat-Zinn, diz:

Mindfulness significa prestar atenção de forma particular; de propósito, no momento presente, e sem julgamentos.

Meditação Mindfulness Exercícios Rápidos

Não se sinta limitado por estes exercícios. Sinta-se livre para misturar e combinar ou encaixá-los em sua vida de qualquer maneira que puder. Quase tudo pode ser feito conscientemente. Individualmente estes passos podem parecer algo pequeno, mas você pode se surpreender com o resultado que pode ter.

Via PsyBlog

8 Comments

  1. MARCOS RL DO NASCIMENTO Reply

    Olá Cristiane
    Teria como eu receber mais alguns exercícios ou lições digitalizadas de Mindfulness?

    Grato

  2. Que demais! Gostei muito! Já estou praticando e melhorando e muito o meu dia a dia. Obrigado!

  3. Depois de alguns cursos de mindfulness constato aqui um dos melhores resumos de exercicio de mindfulness que ja vi .gostaria de receber seu ebook
    PARABENS
    Vou usar muito nas minhas futuros grupos
    grata pela sua qualidade da clareza
    artete

  4. Olá li que haverá um ebook com algumas dicas, poderia me enviar se possível? Obrigado

  5. Josué Machado Reply

    Boa noite…gostaria de me inscrever nesse site para receber outros exercícios….como faço??

    abraços

    • cristianethiel Reply

      Olá Josué. Basta se inscrever para receber atualizações do site, enviarei por email. Obrigada pelo interesse!

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