Compartilhe:

Você toma notas de que? O que você escreve? Para a maioria de nós, a escrita é composta por e-mails, listas de tarefas, e, talvez, um novo projeto. No entanto, tomar um tempo para escrever algumas coisas, tais como experiências diárias ou meta pode mudar a maneira como vivemos nossas vidas. Aqui estão seis maneiras diferentes de como fazer anotações pode mudar sua vida, e o que você pode fazer para tirar o máximo proveito disso.

1. Pode limpar a sua mente

David Allen, palestrante e autor de Getting Things Done, recomenda fazer o que ele chama de “core dump”. Trata-se de anotar todas as tarefas, atividades e projetos que você precisa resolver. Isto pode variar de comprar leite a caminho de casa, a um projeto do trabalho. Escrever os itens “a fazer”, é uma forma de limpar sua cabeça para os tópicos mais importantes.

2. Ajuda a processar suas emoções

Escrever o que está em nossa mente é uma ótima maneira de lidar com o conflito interno ou processar seus sentimentos em torno de uma situação particular. É semelhante a falar de uma situação com um amigo, exceto que é uma maneira útil de fortalecer sua capacidade de se acalmar e melhorar seu auto-conhecimento.

3. É um registro do passado

Se você mantiver um diário e regularmente escrever seus pensamentos e sentimentos, em breve você vai ter um registro de experiências que você poderia ter esquecido.

A leitura desse registro não é apenas fascinante, também fornece informações valiosas sobre o seu processo de pensamento e vida emocional. Você pode saborear momentos que você poderia ter, potencialmente, esquecidos e aumentar seus níveis de gratidão.

Manter um diário também pode aumentar seus níveis de auto-confiança. Quando você pode olhar para trás e ver quão bem você se saiu e lembrar decisões importantes e situações complicadas no passado, você vai se sentir mais confiante em sua capacidade de fazê-lo no futuro.

Leia eBooks à vontade com Kindle Unlimited

4. Sensação de realização

Escrever as coisas pode fomentar um sentimento de realização e progresso, ampliando nossas possibilidades e aumentando a nossa produtividade. Muitas pessoas têm o sonho de escrever um livro, mas mudam de ideia quando pensam no tempo que leva. Quando você terminar um diário, você vai perceber que você na verdade escreveu um livro. Isto abre um novo sentido de possibilidades, não apenas na escrita, mas em outras áreas de nossas vidas, também.

Igualmente, se escrever tudo o que precisamos fazer em um determinado dia ou semana, ganhamos um sentido adicional de satisfação quando, depois de ter completado a tarefa, podemos riscar o item da nossa lista. Sentir-se produtivo aumenta a produtividade, criando um ciclo virtuoso.

5. Ajuda você a pensar grande

Escrever as coisas lhe dá espaço para pensar grande e sonhar alto. Não importa o que está acontecendo em nosso mundo exterior, quando escrevemos as coisas, nós entramos em um mundo de possibilidades.

Fazer isto ajuda-nos a permanecer motivados, e isso reduz a chance de crenças auto-limitantes. Quando escrevemos as coisas, temos a chance de explorar os sonhos e ambições que não podemos revelar a ninguém ainda. Temos também um espaço para manter o controle de todas as nossas ideias e desejos, para que possamos voltar a eles mais tarde.

6. O torna mais comprometido

Além de oferecer um espaço para explorar possibilidades, escrever nossos objetivos e ambições faz com que seja mais provável alcançá-los.

Tal como acontece com todos os objetivos, eles são mais eficazes se forem: específicos, mensuráveis, acionáveis, realistas e cronometrados. Estas são todas as variáveis que podemos trabalhar para nos comprometermos com a escrita.

Escrever nossas metas é o primeiro passo para torná-las uma realidade. Também pode nos ajudar a ser mais responsáveis.

Via Life Hack

1 Comment

  1. Renato Piccinin Reply

    Realmente. Percebo que na correria quando paro de escrever a rotina fica pobre e sem energia.

Write A Comment