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A análise SWOT é muito aplicada no marketing e negócios em geral como um método de identificação para um novo empreendimento ou estratégia. A sigla é formada pelas iniciais de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) e permite identificar todos os elementos positivos e negativos que podem afetar todas as novas ações propostas.

 

A análise SWOT permite às empresas identificar os fatores positivos e negativos que influenciam dentro e fora de uma empresa ou organização. Seu papel fundamental é ajudar a desenvolver uma consciência plena de todos os fatores que podem afetar o planejamento estratégico e tomada de decisão, pode ser aplicada a praticamente qualquer aspecto da indústria.

Durante a fase da proposta de planejamento estratégico, atua como um precursor para qualquer tipo de ação da empresa, o que o torna adequado para os seguintes momentos:

  • Explorar caminhos para novas iniciativas
  • Tomada de decisões sobre estratégias de execução para uma nova política
  • Identificar possíveis áreas para a mudança em um programa
  • Rever e redirecionar os esforços de um determinado plano

A análise SWOT é uma ferramenta excelente para organizar informações e apresentar soluções, identificar obstáculos e enfatizar as oportunidades.

Fatores Internos

As duas primeiras letras na sigla, forças e fraquezas, referem-se a fatores internos, o que significa os recursos e a experiência prontamente disponíveis para você. Exemplos de áreas geralmente consideradas incluem:

  • Os recursos financeiros, como financiamento, fontes de oportunidades de renda e de investimento.
  • Os recursos físicos, tais como localização, instalações e equipamentos da sua empresa.
  • Os recursos humanos, como funcionários, voluntários e público-alvo.
  • Os processos atuais, tais como programas de funcionários, hierarquias de departamentos e sistemas de software.

Quando se trata de listar os pontos fortes e fracos, as pessoas não devem tentar adoçar ou revirarem fraquezas inerentes ou fortes. A identificação de fatores bons e maus é importante na criação de uma análise SWOT completa.

Fatores Externos

Toda empresa (organização ou indivíduo) é influenciada e afetada por forças externas. Se ligado direta ou indiretamente a uma oportunidade ou uma ameaça, cada um desses fatores é importante tomar nota e documentar. Fatores externos normalmente são relacionados as coisas que você ou sua empresa não controlam, tais como:

  • As tendências de mercado, tais como novos produtos e tecnologia ou mudanças nas necessidades da audiência.
  • Tendências econômicas, tais como tendências financeiras locais, nacionais e internacionais.
  • O financiamento, tais como doações, leis e outras fundações.
  • Aspectos demográficos, como idade, raça, gênero e cultura de um público-alvo.

Aqui está um modelo de análise SWOT com alguns exemplos preenchidos:

FORÇASFRAQUEZAS
  • apoio político
  • financiamento disponível
  • experiência de mercado
  • liderança forte
  • complexidade do projeto
  • custo elevado
  • impacto ambiental
  • falta de recursos humanos
OPORTUNIDADESAMEAÇAS
  • pode melhorar a economia local
  • vai melhorar a segurança
  • melhora a imagem da empresa
  • restrições ambientais
  • atrasos
  • dificuldade em aceitar mudanças

SWOT é uma análise simples, embora abrangente, para identificar não só os pontos fracos e as ameaças de um plano, mas também os pontos fortes e as oportunidades disponíveis através dele.

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