Compartilhe:

Raramente um fenômeno tem o tipo de efeito sobre a cultura e os negócios como as mídias sociais. Dizer que as mídias sociais revolucionaram completamente o marketing seria pouco. As mídias sociais podem realmente ser uma ferramenta muito útil para os negócios, mas como usar as mídias sociais para fechar mais vendas?

 

Na pressa de passar a frente dos concorrentes, é possível ver as mídias sociais como uma ferramenta mágica que será a resposta para todas as nossas dores de cabeça e dilemas de marketing, o que não é verdade. Uma estratégia de marketing eficaz requer uma série de ferramentas empregadas em conjunto.

Essas ferramentas não terão sucesso se você tentar usá-las de forma isolada. Você precisa de sinergia em seu marketing online, então use suas ferramentas em conjunto, faça com que se complementem.

Por exemplo uma construtora não utiliza apenas uma marreta para construir uma casa, ela usa uma variedade de ferramentas úteis. Da mesma forma, quando você está construindo o seu marketing online você precisa considerar uma série de ferramentas.

Assim como a construtora usa as ferramentas certas, no momento certo, ela também ignora as erradas. Você deve fazer o mesmo, inclusive com as mídias sociais. Assumindo que os seus clientes potenciais usam as mídias sociais, você quer estar presente nos mesmos canais que eles e evitar os demais.

Use as mídias sociais também como ferramenta de escuta e pesquisa. Preste atenção ao que os potenciais clientes estão dizendo sobre o seu produto e sobre seus concorrentes. Ouça suas conversas para saber mais sobre o que os move e sobre os seus problemas e como eles podem resolvê-los.

Escutar é uma parte importante do marketing online e as mídias sociais podem ajudar você a ser mais eficaz no que faz, mas obviamente a mídia social também permite falar. É uma ferramenta ideal para dizer ao mundo, especialmente seus clientes potenciais, que você existe.

É clichê, mas é verdade; as pessoas compram daqueles que conhecem, gostam e confiam. Você pode usar as mídias sociais para construir a confiança nos corações e mentes dos potenciais clientes.

Use as mídias sociais para construir e manter sua marca na mente de seus leitores. Lembre-se que quando encontram pela primeira vez a sua marca, seja em mídia social ou através de um motor de busca, muitas vezes eles não estão prontos para comprar.

Vamos dizer que eles descubram hoje sobre o que você pode fazer por eles, mas eles estarão finalmente prontos para fazer uma compra daqui a seis meses. Será que eles vão lembrar de você? Será que eles vão comprar de você? Ou eles vão te esquecer completamente e comprar de um de seus concorrentes?

Somente em casos específicos as marcas conseguem efetivamente vender por meio da mídia social, mas é por meio da mídia social que você vai direcionar o público para seus canais de venda.

Em resumo, o que você vai fazer é direcionar o tráfego das mídias sociais para seu site, blog ou loja. É importante que essas páginas que recebem seu público sejam planejadas especificamente para isso.

Faça páginas específicas, sem ruídos ou distrações dessa forma você converte visitantes em compradores.

Write A Comment