Compartilhe:

Você acabou de ouvir alguém mencionar “Marketing de Conteúdo” e está se perguntando o que é Marketing de Conteúdo… Parabéns, este post é para você. Então vamos lá.

O Que é Marketing de Conteúdo?

O Content Marketing Institute define assim:

Marketing de conteúdo é uma técnica de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público bem definido de marketing – com o objetivo de levar o cliente em potencial a ação.

A palavra chave aqui é valioso.

É o que muda a partir desta definição que poderia descrever praticamente qualquer forma de publicidade ou marketing. Você pode dizer que um conteúdo é sim do tipo que poderia ser parte de uma campanha de marketing de conteúdo se as pessoas que o descobrem querem consumir, ao invés de evitá-lo. O objetivo é fornecer o máximo de valor de seu marketing de conteúdo para o máximo de seu público possível. Apesar desta definição e explicação, provavelmente você ainda está se perguntando o que é Marketing de Conteúdo exatamente.

Existem muitos tipos de marketing de conteúdo. Aqui está apenas uma introdução ao marketing de conteúdo para que você possa começar a pensar como um profissional do conteúdo, de modo que você vai passar a perceber as oportunidades ao seu redor.

O Que é Marketing de Conteúdo?

Alguns exemplos:

  • Infográficos
  • Webpages
  • Blogs
  • Podcasts
  • Ebooks
  • Newsletters

Por Que Marketing de Conteúdo?

Talvez mais importante do que entender o que é marketing de conteúdo, seja entender por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio. Primeiro, precisamos entender as quatro etapas do ciclo de compra:

Consciência (Atenção)

Muitas vezes os clientes têm uma necessidade, mas eles não estão cientes de que há uma solução.

Research (Interesse)

Uma vez que um cliente está ciente de que existe uma solução, eles vão realizar pesquisas para se informarem.

Consideração (Desejo)

Neste ponto, o cliente começa a comparar produtos diferentes a partir de diferentes fornecedores para ter certeza de que eles estão recebendo um produto de alta qualidade a um preço justo.

Comprar (Ação)

Finalmente, o cliente toma a sua decisão e avança com a compra.

A propaganda e o marketing tradicional são grandes quando se trata dos dois últimos passos. O Marketing de conteúdo é perfeito para as duas primeiras fases do processo de compra através da informação sobre soluções, de forma que educa os consumidores sobre um produto que eles podem nunca ter considerado antes.

Como Faço Para Começar?

Existem muitas empresas que oferecem serviços de marketing de conteúdo. Se você é simplesmente ocupado demais para fazê-lo sozinho e não está pronto para gerenciá-lo, considerar a contratação de uma empresa pode ser a sua melhor opção. Mas se você quiser fazer o seu próprio conteúdo de marketing, a maneira mais fácil é começar um blog. Provavelmente vai ser difícil no começo, mas quanto mais você se empenhar em escrever, melhor ficará.

O Segredo do Marketing de Conteúdo

Adicionar valor. Esse é o segredo. O que não é exatamente um segredo. Se você não tem certeza de como você pode agregar valor através do marketing de conteúdo, pergunte a seus clientes existentes que tipo de conteúdo que você pode produzir que seria útil para eles agora, ou teria sido útil para eles, quando eles estavam procurando por seu produto ou serviço. Eles vão te dizer.

Agora que você já começou a entender o significado desse termo, que tal se aprofundar mais? Baixe agora mesmo o ebook gratuito Marketing de Conteúdo.

Via Forbes

Compartilhe:

Write A Comment