Compartilhe:

O marketing de conteúdo é importante para o crescimento do negócio, pois ajuda você a construir conexões com seus clientes e potenciais clientes. Com tantos caminhos possíveis – blogs, mídias sociais, newsletters – ele pode rapidamente tornar-se irresistível. Para gerenciar tudo isso toda empresa precisa ter documentada uma forte estratégia de marketing de conteúdo.

Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo Está Documentada?

Os resultados mostram que não é o suficiente ter um plano em sua mente – ele deve ser escrito.

 

Por que é importante documentar?

Consistência

Ter uma agenda predefinida é a chave para qualquer programação. Se em algum dia você não estiver com inspiração, é só seguir o cronograma.

Expectativas

Ao postar conteúdo regularmente, você está atendendo às expectativas de seus clientes, leitores e colaboradores.

Continuidade

O que acontece se o funcionário que cria o seu conteúdo se despede amanhã? Como é que alguém será capaz de continuar de onde ele parou?

Medição

Sua estratégia é bem-sucedida? A única maneira de descobrir é através da medição dos resultados. Com uma estratégia de conteúdo documentada você pode ver quais dos seus posts gera mais entrosamento, quais são mais compartilhados, e quais de suas CTAs convertem melhor.

Planejamento

Se você precisar se afastar das ações, você pode escrever vários posts com antecedência e utilizar a automação para postar nas redes e facilitar seu acompanhamento.

Comece Pequeno

Comece a trabalhar com a documentação aos poucos.

Planeje o conteúdo do blog para uma semana ou duas. Decida quantas vezes você quer publicar e quantas vezes você quer escrever. Tenha sempre um certo acúmulo de informações.

Em seguida, passe para a mídia social. Concentre-se em uma plataforma de cada vez. Trace um plano para a frequência com que você vai postar sua própria informação, e compartilhar posts de outras pessoas. Você vai atualizar semanalmente, diariamente, de hora em hora?

ROI

Não há dúvida sobre isso – é muito difícil medir o retorno do investimento quando se trata de marketing de conteúdo. Não porque existe pouca informação. Não há dados em todos os lugares – quantos hits, visitas, cliques, likes, alcance, etc. Você poderia literalmente passar dias e dias analisando tudo isso.

Ah sim, e, em seguida, tudo vai mudar.

A melhor maneira de medir o ROI em relação a seus esforços de marketing de conteúdo é medir em relação a seus próprios objetivos.

Exemplo

Você quer aumentar seus seguidores no Twitter? Analise se seus esforços foram bem sucedidos para tanto. Quantos novos seguidores você tem ao final de semana? É este aumento aceitável em comparação com a quantidade de esforço que você teve?

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo não vai lhe trazer resultados do dia para a noite.

Pelo contrário, vai nutrir seus perfis online e, em seguida, ajudar a crescer significativamente ao longo do tempo.

Se você precisar de ajuda para criar, organizar e documentar a estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio – eu posso ajudar. 😉

Via Almost Practical

Write A Comment