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Se você foi acha que mindfulness (atenção plena) é apenas mais uma moda new age, você está perdendo uma ferramenta inestimável para melhorar a sua saúde e bem-estar. Entenda o que os exercícios de mindfulness podem fazer por você.

Mindfulness é uma prática em que você se concentrar inteiramente no presente.

Seus pensamentos, sentimentos e sensações são aceitos sem julgamento. Os benefícios da atenção plena podem ser tantos físicos e mentais, nas relações pessoais e profissionais, e na sua compreensão e aceitação de si mesmo.

O Que é Mindfulness?

Nos escritos budistas, nossas mentes são referidas como “mente de macaco”. Nossos pensamentos aleatórios vão e vem como um bando de primatas indisciplinados se balançando nas árvores.

Mindfulness permite domar a conversa e gerenciar seus pensamentos. Para fazer isso, mantemos o foco no presente e aceitamos nossos sentimentos e pensamentos.

A meditação mindfulness difere de outras formas de meditação no sentido em que ela tem o foco conscientemente no agora. Você enfrenta o momento com a aceitação total. Mindfulness pode ser alcançado não apenas durante a meditação, mas na vida diária.

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Experimente

Aqui estão vários exercícios que você pode praticar agora mesmo. É melhor começar em algum lugar tranquilo e confortável, com poucas distrações.

Concentre-se na sua respiração. Como você inspira e expira, como cada parte do seu corpo responde? Como você sente o ar fluindo através de suas narinas? Você pode ouvir-se respirando?

Pegue uma fruta. Observe a textura de sua superfície. Você pode ver as mudanças na textura com detalhes? Qual é o seu cheiro? Coma a fruta. Para as primeiras mordidas, foque no aroma, na textura e no sabor. Sinta os músculos do seu corpo que são usados na mastigação. Qual a sensação quando você engole a fruta?

Comece a experimentar a atenção plena (mindfulness) em sua vida cotidiana. Trabalhe em estar “no momento” a cada momento de cada dia, em qualquer situação que você se encontre.

Por que mindfulness é importante?

Mindfulness pode ser muito eficaz no alívio do estresse. Isto é importante porque os nossos corpos são construídos para lidar com o estresse em tempos de crise, mas o estresse prolongado pode acabar com seu bem-estar físico e psicológico. Seu corpo inteiro é afetado pelo estresse:

  • pressão alta, doença cardíaca e acidente vascular cerebral
  • dor de tensão muscular, especialmente em seu pescoço, ombros e costas
  • problemas no seu sistema digestivo e sono
  • dores de cabeça
  • doenças mentais, em particular depressão e ansiedade
  • doenças de pele tais como psoríase, eczema e acne

Os benefícios

Os efeitos positivos da atenção plena têm sido amplamente estudados. De acordo com American Psychological Association:

  • reduz o estresse
  • melhora a memória
  • melhora o foco
  • aumenta a resiliência emocional
  • aumenta a auto-percepção e a empatia

Somos mais escravos de nossa mente do que mestres, com a plena consciência, você pode libertar sua mente de pensamentos negativos, reduzir o stress, e assumir o controle de sua vida.

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