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De acordo com pesquisadores da Duke University, hábitos são responsáveis por cerca de 40% dos nossos comportamentos. (Habits – A Repeat Performance) A compreensão de como criamos novos hábitos (e como trabalhamos com os atuais) é essencial para fazer progressos na vida. Existem muitos livros sobre o assunto e o que mais gostei foi O Poder do Hábito e essa semana vi esse post interessante sobre como criar um novo hábito, escrito por James Clear. Segue aqui uma versão em Português do post original.

Como Criar um Novo Hábito

Comece com um hábito simples

Quando a maioria das pessoas luta para se manter em um novo hábito, elas dizem algo como: “Eu só preciso de mais motivação.” Ou: “Eu gostaria de ter tanta força de vontade como você.”

Esta é a abordagem errada. Pesquisas mostram que a força de vontade é como um músculo. Ela fica cansada quando você usa durante todo o dia. Outra maneira de pensar é que sua motivação tem fluxos e refluxos. Ela sobe e desce.

Resolva este problema escolhendo um novo hábito que é fácil o suficiente para que você não precise de motivação para fazê-lo. Ao invés de começar com 50 flexões por dia, comece com 5 flexões por dia. Ao invés de tentar meditar por 10 minutos por dia, comece a meditar durante um minuto por dia. Torne fácil o suficiente para que você simplesmente não precise de motivação para realizar.

Implemente seu novo hábito aos poucos

Ao invés de tentar fazer algo incrível desde o início, comece pequeno e melhore gradualmente. Ao longo do caminho, a sua força de vontade e motivação vão aumentar, o que tornará mais fácil manter o seu hábito para sempre.

Conforme você cria, quebre os hábitos em pedaços

Se você continuar implementando o hábito a cada dia, então você vai encontrar-se aumentando muito rapidamente dentro de dois ou três meses. É importante manter cada hábito razoável, para que você possa manter a dinâmica e tornar o comportamento mais fácil possível de realizar.

Conquistar até 20 minutos de meditação? Divida em dois segmentos de 10 minutos em primeiro lugar. Tentando fazer 50 flexões por dia? Cinco conjuntos de 10 pode ser muito mais fácil.

Quando você escorregar, volte à pista rapidamente

 

A melhor maneira de melhorar o sua auto-controle é saber como e porque você perde o controle. – Kelly McGonigal

 

Os bons profissionais cometem erros, cometem erros e saem do foco, assim como todos os outros. A diferença é que eles retornam o mais rápido possível.

Uma pesquisa mostrou que depois de você ter criado um novo hábito, não importa quando ocorre, não tem qualquer impacto mensurável sobre o seu progresso a longo prazo. Ao invés de tentar ser perfeito, abandone a sua mentalidade de tudo-ou-nada.

Você não deve esperar a falha ocorrer, mas você deve se planejar para o fracasso. Tire algum tempo para considerar o que poderá impedir o seu hábito de acontecer. Quais são algumas coisas que são susceptíveis de entrar em seu caminho? Quais são algumas das emergências diárias que são susceptíveis de puxá-lo para fora do curso? Como você pode se organizar para resolver estes problemas? Ou, pelo menos, como você pode se recuperar rapidamente e voltar ao foco?

Você só precisa ser consistente, não é ser perfeito. Concentre-se na construção da identidade de alguém que nunca pula um hábito duas vezes.

Seja paciente, atenha-se a um ritmo que você pode sustentar

Aprender a ser paciente é, talvez, a habilidade mais importante de todas. Você pode fazer um progresso incrível se você for consistente e paciente.

Se você está adicionando peso na academia, você provavelmente deve ir mais devagar do que você pensa. Se você estiver adicionando chamadas diárias de vendas para a sua estratégia de negócio, você provavelmente deve começar com menos do que o esperado para se manter. A paciência é tudo. Faça coisas que você pode suportar.

Novos hábitos devem ser fáceis, especialmente no início. Se você for consistente e continuar a aumentar o seu hábito ele vai ficar firme o suficiente, rápido o suficiente.

Via James Clear

 

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