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O crescimento exponencial do marketing de conteúdo revelou um défice de competências interessante que está dificultando os esforços das empresas em transformar o marketing de conteúdo de um conjunto promissor de experimentos a algo estratégico e escalonável, isso porque a nova era do marketing exige novas habilidades.

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Como as marcas estão expandindo o uso das mídias sociais para fornecer experiências envolventes aos seus clientes, eles estão usando uma linguagem e um conjunto de habilidades totalmente novos. As equipes responsáveis pelo planejamento de conteúdo, produção e medição, devem ser capazes de trabalhar juntas, falar a mesma língua, e se concentrar em um conjunto comum de tarefas, mesmo quando geograficamente dispersas.

As marcas têm trapalhado com diferentes equipes de marketing – in house, agências e freelancers. Esta estrutura cria o potencial para uma moderna Torre de Babel – as pessoas tentam se comunicar umas com as outras, mas cada uma fala uma língua diferente e elas divergem sobre o que é o marketing de conteúdo.

  • 64% dos profissionais de marketing esperam que o seu papel mude nos próximos 12 meses. (Digital Roadblock report – Adobe)
  • 40% desses mesmos profissionais dizem que querem reinventar o seu papel no marketing, mas apenas 14% acha que sabe como.
  • 32% dos profissionais de marketing dizem que têm o desafio de encontrar profissionais capacitados para marketing de conteúdo, que é mais de três vezes o número de profissionais que citaram isso como um problema em 2014. (CMI’s B2B Content Marketing)

Essa lacuna nas habilidades de marketing de conteúdo continuará a aumentar, a menos que as empresas tomem medidas agora para manter o ritmo com a evolução da estratégia e marketing de conteúdo. Existem apenas duas maneiras de fazer isso:

  • Treinar equipes para ter habilidades comuns e relevantes.
  • Contratar pessoas com a experiência necessária (o que, como vimos, está ficando cada vez mais difícil).

Ambas as soluções têm implicações para os profissionais e as empresas que os contratam. As empresas que se concentram no desenvolvimento das habilidades de suas equipes reconhecem o impacto que uma equipe de marketing de conteúdo bem treinada pode ter sobre a marca.

Como o marketing de conteúdo cresce, ele deve contribuir para o direcionamento estratégico da organização – como qualquer outra função operacional.

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