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Marketing de Conteúdo é um tema muito disputado e é conhecido como a melhor maneira de se introduzir no mercado global e um requisito para o sucesso. O marketing de conteúdo pode fornecer uma quantidade imensa de valor de negócio, mas não é em si mesmo uma estratégia.

Estratégia de Conteúdo

A estratégia de conteúdo define as regras do jogo em que o marketing de conteúdo irá atuar.

  • Palavras-chave
  • Estrutura
  • Tipos de conteúdo
  • Quem vai produzir esse conteúdo e como
  • Metas, Objetivos e Métrica
  • Distribuição
  • Análise e Métrica

Estratégia de conteúdo é a construção da plataforma que irá regulamentar o conteúdo que deve ser produzido, como ele é abordado, e como uma organização pode gerenciar a qualidade e consistência dos materiais.

  • Focada em processo
  • Tipo de conteúdo é muito mais importante do que o tópico de conteúdo
  • Normas de execução repetíveis e controladas
  • Orientações e regras de funcionamento

Assim, a estratégia de conteúdo vem antes de marketing de conteúdo. Ela se estende por toda a organização. É literalmente a plataforma na qual você será capaz de executar os esforços de marketing de conteúdo ao longo do tempo.

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo baseia-se em orientações estratégicas de conteúdo estabelecidos, com o objetivo de construir relacionamentos com prospects, clientes e outras partes interessadas.

Os objetivos de marketing de conteúdo podem variar muito. Alguns conteúdos destinam-se a se concentrar apenas em gerar interesse e consciência (consciência da marca).

Outros conteúdos são focados na conversão de leitores em leads (geração de leads).

Outros podem ser destinados a ajudar os clientes a resolver problemas sem a necessidade de intervenção da equipe de suporte ao cliente (autoatendimento).

Alguns argumentam que este último exemplo não é marketing, mas não seria pós-venda?

E por último, a construção de autoridade e relevância com relação ao seu segmento de atuação (visibilidade).

Estratégia de Conteúdo

Estratégia de Conteúdo e Marketing de Conteúdo

Você pode ter sorte e criar um blog que se torna um sucesso sem uma estratégia de conteúdo, mas isso é uma ocorrência rara.

Comece por determinar qual papel o conteúdo deve desempenhar na sua organização.

Não apenas com relação ao marketing.

Antes de começar, considere o seguinte:

  • Qual tema você deseja usar como um foco principal da sua geração de conteúdo? Um bom tema será específico o suficiente para conquistar o interesse de seu público, mas não tão específico ao ponto de limitar as suas opções.
  • Quais palavras-chave são adequadas para a enumeração de conteúdo associado com esse tema?
  • Quais dessas palavras-chave apresentam oportunidades para encontrar palavras-chave menos competitivas?
  • Quem será responsável pela gestão das atividades? Pense sobre papéis e responsabilidades para evitar confusão durante a execução. Escritores, designers, produtores de vídeo, editores e quem terá a palavra final sobre o que é e não é aprovado para publicação.
  • Que diretrizes devem ser seguidas quando elaborar o conteúdo em si? Tópicos a serem evitados, tom de voz e temas semelhantes.
  • Como medir o sucesso? Há muitas maneiras de medir o sucesso. Crescimento no tráfego orgânico total, o aumento do tráfego de referência, ou diminuição do volume de solicitações de suporte ao cliente resultante de conteúdo de autoatendimento.
  • Onde vamos publicar cada tema? O conteúdo do site é bem diferente do conteúdo do blog. Há infográficos, vídeos, e uma variedade de outras opções a considerar.
  • Como vamos promover/distribuir o conteúdo? Por tema? Por público?
  • Qual é a reação pretendida para cada peça de conteúdo criado? O conteúdo é uma ótima maneira de iniciar uma conversa, mas a rede social é o caminho para continuar a conversa para identificar oportunidades e clientes potenciais interessados.
  • O que devo escrever em busca das reações pretendidas?

Há muitos mais detalhes a considerar, mas já é uma forma de começar. Estratégia de conteúdo e marketing de conteúdo são conceitos distintos, ao alinhar ambos dentro de sua organização, você vai colher muitos benefícios na forma como você gerencia a estrutura, processo e execução de seus esforços globais de conteúdo.

Via Return on Now

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