Compartilhe:

Quer investir em marketing de conteúdo e não sabe o que fazer? Continue lendo.

O marketing de conteúdo é muitas vezes incompreendido. Como qualquer área do novo marketing, marketing de conteúdo desafia as expectativas convencionais e confunde os novatos com sua complexidade e abordagem multifacetada.

Estas são as questões de marketing de conteúdo que você deve saber as respostas.

 

Se temos um blog, isso é marketing de conteúdo, certo?

Isso é apenas uma parte.

Marketing de conteúdo é muito, muito mais amplo do que apenas um blog. Se você tem um blog, isso é ótimo, mas você pode fazer muito mais.

Descubra onde seus clientes estão, e crie conteúdos para eles. Pode ser no Twitter, Slideshare, Quora, webinars, ebooks, podcasts, entre outros.

Comece com os métodos mais simples para você e vá criando seu caminho para técnicas mais avançadas.

Por que você quer entregar toda essa informação de graça?

A maneira de as pessoas saberem mais sobre você é você compartilhar o que você sabe com elas. 

As pessoas não vão arriscar seu dinheiro em informações que não podem confiar. Elas pagam por informações que tenham sido validadas por uma histórico de conteúdo confiável, valioso e elucidativo.

O grande objetivo do marketing de conteúdo é criar um fluxo de clientes e prospects que vêm até você.

Qual é a maneira mais fácil de começar?

Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder.

Arthur Ashe

Em primeiro lugar, encontre seu público, saiba onde estão, o que eles gostam de ler, quando, como… Depois que você souber com quem, onde e como falar, fale! Compartilhe conteúdo valioso. Escreva mensagens que chamem a atenção e agreguem valor. Compartilhe conteúdo de terceiros, crie seu conteúdo, mas seja ativo e interessante.

O marketing de conteúdo têm ROI mensurável?

É difícil medir o ROI de marketing de conteúdo.

Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, informa: “Eu não acredito que qualquer estratégia de ROI seja uma bala de prata.”

Isto não significa que não haja ROI. No entanto, é difícil quantificá-lo em termos de métricas, gráficos de barras e aumento de receita.

Para responder à pergunta ROI, é fundamental que você defina um conjunto de indicadores traduzam a sua performance em sucesso ou fracasso. Obviamente antes de qualquer coisa você precisa definir a razão pela qual você está investindo em marketing de conteúdo e qual seu objetivo com cada uma das investidas. Gerar leads? Tornar sua marca conhecida? Recuperar clientes?

Defina seus objetivos gerais e pontuais e assim você poderá determinar quais números serão indicadores de que seus esforços estão sendo válidos.

Empresas B2B devem fazer marketing de conteúdo?

Com toda certeza, sim. 

O conteúdo B2B costumava ser notoriamente chato, técnico, irrelevante, nada otimizado. Hoje, no entanto, alguns B2Bs estão dominando completamente o espaço do marketing de conteúdo, fornecendo exemplos estelares de como deve ser feito.

Devemos terceirizar?

Sim e não.

A terceirização completa é um erro. Existem agências e empresas de marketing que estão dispostas a assumir todo o papel do marketing de conteúdo, mas isso é definitivamente um erro.

O ideal é que trabalhem juntos.

Tarefas como a criação de um blog, escrever o conteúdo, fazer vídeos, desenhar gráficos, gestão e postagens nas redes sociais, webinars, são tarefas que englobam o conhecimento de muitos assuntos específicos, que apenas o especialista do mercado pode dominar.

Temos que escolher entre marketing de conteúdo e SEO?

Não. Eles andam de mãos dadas.

Você não pode “fazer SEO” sem um bom conteúdo, e você não pode ter um bom conteúdo, a menos que ele esteja otimizado para as busca. São disciplinas distintas, mas elas têm a mesma finalidade. Se complementam.

Conclusão

Uma das razões do marketing de conteúdo ser muitas vezes incompreendido é porque ele é muito vasto e complexo.

A última pergunta que você precisa responder é:

Por que não estou fazendo marketing de conteúdo agora?

Quais suas dúvidas? Deixe aqui seu comentário.

Via Inc. (Texto original de Neil Patel)

 

Write A Comment