Compartilhe:

Ter um blog é uma estratégia eficaz e eficiente, todos sabem. A única questão é que criar autoridade por meio de um blog não é algo do dia para a noite. Após superada a primeira barreira que é tomar a iniciativa e começar a publicar seus artigos, é necessário continuar a publicar, escrever, criar… e além desse esforço contínuo, o retorno não vem rápido, é algo que se constrói com o tempo.

Então, o que fazer para que sua marca atraia atenção de forma mais rápida?

Anúncios? Não.

Além do fato de as pessoas fugirem muitas vezes dos anúncios, apenas ignorando, ou muitas vezes instalando aplicativos que bloqueiam esses anúncios, Seth Godin nos lembra que:

A melhor maneira de entrar em contato com seus usuários é ganhar o privilégio de entrar em contato com eles.

 

Se construir autoridade por meio de um blog leva muito tempo e anúncios não mais funcionam, o que fazer?

Projetos Paralelos

Projetos Paralelos

O Marketing do Projeto Paralelo, uma alternativa subestimada, mas que está apenas começando a dominar o mundo.

Mikael Cho (Fundandor da Crew) conta que em determinado momento sua startup estava por um fio e eles tinham apenas 3 meses para conseguir virar o jogo. Foi então que eles decidiram oferecer de graça todas as fotos extras que eles não usaram para o redesign do site. Eles lançaram o Unsplash – um projeto paralelo que não só salvou sua startup, mas se transformou em um produto independente que gera 11 milhões de visitantes únicos por mês.

A regra não é fazer uma coisa apenas e fazê-la bem? Um projeto paralelo não será uma distração?

O interessante é que alguns projetos paralelos podem ser uma estratégia de marketing que gera muito menos distração do que outros métodos de marketing que você usa para criar valor para o seu negócio.

Em outras palavras, o lançamento de um projeto paralelo pode tomar menos tempo e esforço do que manter um blog, e gerar um resultado muito maior que milhares de postagens em um blog, na maioria dos casos. O importante é saber como esses projetos paralelos devem se vincular o nosso core business.

Ofereça algo valioso gratuitamente a fim de vender algo relacionado. (Brian Clark)

 

A ideia é gerar valor para os outros através da criação de ferramentas, aplicativos ou sites – um valor que esteja relacionado com o nosso core business que construímos paralelamente sem perder o nosso foco principal. Algumas dessas pessoas que gostam do que nós criamos acabam dispostas a saber mais sobre nossa empresa.

Como lançar um projeto paralelo?

Duas perguntas desempenham um papel vital para entender o sucesso que está por trás desses projetos.

  • Qual é o seu principal produto ou serviço?
  • Quais os problemas que as pessoas que compram os seus produtos enfrentam diariamente?

Respondendo essas perguntas com o exemplo já citado, a Crew faz a ponte entre designers e desenvolvedores freelancers e pessoas que precisam de um trabalho criativo de alta qualidade. Eles têm outros projetos paralelos, mas mantendo o exemplo já citado, o site Unsplash responde a segunda pergunta, pois encontrar fotos realmente bonitas e com boa resolução é um problema diário de todos aqueles que criam ou que precisam de projetos criativos.

Outros projetos paralelos da Crew são:

Moodboard

Coffee and Power

Launch This Year

App vs Website?

How Much to Make an App

Por exemplo, App vs Website ajuda os clientes a entender se eles devem criar um aplicativo ou um site para o seu projeto, enquanto Coffee and Power é perfeito para criativos e profissionais liberais que trabalham remotamente.

Esses projetos paralelos geram mais de 40% da receita da Crew. Eles também trazem mais assassinantes para o newsletter e três destes projetos estão entre os cinco principais sites de referência para o site da Crew.

Isso não significa que você deve deletar seu blog ou parar de anunciar, apenas que você deve redirecionar a forma como você projeta essas estratégias e principalmente que você deve analisar que tipo de projeto paralelo seria relevante e lucrativo para sua empresa.

É mais provável que você use um bom produto muitas vezes do que você leia um bom post muitas vezes. Esta repetição é o que torna esses produtos tão valiosos. (Mikael Cho)

 

Os projetos paralelos também podem servir como teste para novas ideias de produtos ou funcionalidades para seu produto principal.

As pessoas realmente não se importam com o seu negócio a menos que você lhes dê uma razão para isso.

Via Medium – post de Ali Mese

1 Comment

  1. Excelente artigo, Cristiane Thiel! Bem a ver com meu momento atual, com Projetos Paralelos, que precisam ser completamentares e não excludentes. Vamos ao projeto do site e do Blog? Abraço e muito sucesso pra você! Abração do amigo de Petrópolis! 🙂

Write A Comment