Compartilhe:

Quando você pensa em Mindfulness, que imagem vem a sua mente? Passar uma tarde inteira meditando? Ouvir uma música relaxante e concentrar-se em sua respiração? Observar os pensamentos que pipocam em nossa mente? Sim. Mindfulness é tudo isso, mas essencialmente significa prestar atenção. E uma das ferramentas mais poderosas no seu kit de ferramentas mindfulness é algo que você pode não ter considerado: um diário. Então qual a relação entre Mindfulness e Criatividade?

Mindfulness – prestar atenção aos detalhes do mundo a nosso redor, é a chave para a criação. Assim como mindfulness pode reforçar a criatividade, a criatividade pode fortalecer a prática da atenção plena.

Quando iniciamos a prática de manter um diário, gradualmente nos sentimos mais presentes, não somente no momento da escrita ou da meditação, mas em nossa vida diária também.

Para começar seu diário, fique a vontade, qualquer caderno serve. Aqui estão algumas ideias para ajudar você a começar.

Mindfulness e Criatividade

Faça uma longa caminhada, conscientemente

Faça uma caminhada por algum lugar que te é familiar, mas dessa vez, preste muita atenção ao seu corpo e aos arredores. Como é sentir o chão contra os seus pés a cada passo? Como está a luz em torno de você? O que você pode ouvir, cheirar, tocar, ver?

Não há necessidade de fazer anotações ainda. Quando você terminar a caminhada, anote tudo que você percebeu. Observe a si mesmo enquanto você traduz suas experiências em palavras. Permita-se ser criativo. Use as palavras que vêm para você, e não se preocupe por um minuto sobre ortografia ou gramática. Sinta-se livre para adicionar desenhos ou rabiscos. Escreva tudo aquilo que vier a sua mente.

Recorra a suas memórias

A meditação é sobre estar no momento presente, mas também podemos usar nossas habilidades de perceber quando se pensa sobre o passado. Estudos têm demonstrado que escrever sobre memórias pode ter enormes benefícios para a saúde, incluindo a redução da dor, melhora do sono e o sistema imunológico.

Deixe que uma memória de seu passado venha a superfície. Não precisa ser algo particularmente importante, pode ser qualquer lembrança. Sinta-se revivendo o momento e perceba as sensações. Escreva sobre esta memória em seu diário.

Desenvolva o hábito

Tente reservar um horário regular para escrever em seu diário. Você pode escrever sempre pela manhã ou antes de dormir. Reserve 10 minutos para isso. Preencha em média duas páginas.

Esse hábito tem realmente muito benefícios, é utilizado também para desenvolver a criatividade. Um exercício chamado Morning Pages consiste em escrever todos os dias pela manhã três páginas com absolutamente qualquer pensamento que vier a mente. Esse exercício foi criado por Julia Cameron.

Compartilhe:

2 Comments

  1. Sempre gostei de escrever. Me ajuda a me entender. Ultimamente escrevo as minhas crenças quando percebo alguma coisa que quero trabalhar

Write A Comment