Compartilhe:

A maioria das pessoas acredita que para aumentar seus resultados precisam trabalhar mais, isso porque é a forma mais visível de ser mais produtivo. Assumimos que a solução é simplesmente trabalhar mais horas – e isso é verdade, até certo ponto. No entanto, esta abordagem tem alguns problemas.

Como ser Mais Produtivo

Em primeiro lugar, temos apenas duas a quatro horas de energia de alto nível por dia. Estudos que analisam os hábitos de dezenas de criativos e empreendedores – de Darwin a Tchaikovsky – revelam que a nossa energia atinge o limite em um determinado ponto. De duas a quatro horas por dia ou 10 a 20 horas por semana. Além disso, passamos do limite. Ainda temos energia para executar tarefas administrativas e de gestão, mas somos incapazes de atingir um alto nível de trabalho criativo.

Em segundo lugar, ultrapassar esse limite para tentar fazer mais, na verdade, pode diminuir a nossa produtividade, pois muito desse trabalho, na verdade terá que ser refeito. Colocar em uma hora extra não significa apenas uma hora extra de trabalho naquele dia, é mais uma hora de trabalho no dia seguinte.

Uma pesquisa de Stanford explica que passamos a uma produtividade negativa em algum lugar entre 30 e 60 horas de trabalho na semana. O número de horas para cada pessoa depende de fatores genéticos ou estilo de vida, como exercícios físicos, alimentação e hábitos de sono.

Ao invés de trabalhar mais horas, precisamos trabalhar com mais inteligência.

Efficiency is doing the thing right.
Effectiveness is doing the right thing.
(Peter Drucker)

Quando observamos as pessoas bem sucedidas, respeitadas e admiradas, podemos perceber que seu maior diferencial é sem dúvida a ousadia.

A maioria das pessoas não têm ousadia suficiente, porque elas não conseguem distinguir entre o risco real e o risco percebido. Se percebemos um elevado risco da falha, dizemos: “Pode não funcionar.” o que nos assusta, e tendemos a nos proteger. Em vez de focar, dividimos nossa atenção entre diferentes projetos, não dando a qualquer um a atenção que precisa para ter sucesso.

Há uma razão evolutiva conhecida por trás deste comportamento. Os nossos antepassados fizeram apenas o que eles sabiam que iria funcionar, e assim eles sobreviveram. Pessoas que tentaram projetos que não tinham garantia de funcionar, morreram. Isso não é mais o nosso mundo. Se o seu projeto não decolar, não será fatal.

Se quisermos ser mais produtivos, temos de aceitar a ordem correta para organizar nossos recursos: coragem em primeiro lugar, em seguida, sabedoria e finalmente o trabalho.

Comprometer-se com seu objetivo e estar disposto a falhar vai render mais do que acrescentar mais 20 horas de trabalho na nossa semana.

Compartilhe:

Write A Comment