Compartilhe:

Empresas de todos os segmentos e todos os tamanhos enfrentam o desafio de atrair, manter e engajar os profissionais mais talentosos. Existe um conceito ainda pouco discutido: o intraempreendedorismo. Se você pensar em algumas empresas com altos lucros e que são conhecidas por atrair facilmente grandes talentos, como Google, Virgin e 3M, vai perceber que não por acaso estão na vanguarda do intraempreendedorismo.

O intraempreendedorismo é conhecido como um estilo de gestão corporativa que integra abordagens de risco e inovação com recompensas e técnicas motivacionais.

Como o Intraempreendedorismo Impacta na Inovação

Se um funcionário surge com uma ideia que poderia mudar radicalmente a sorte da sua empresa simplesmente fazendo as coisas de outra forma ou apresentando um novo produto ou serviço que tem um grande potencial, eles têm duas opções:

  • eles podem ganhar tempo, espaço e um orçamento dentro de sua empresa para desenvolver a sua ideia
  • ou seguir sozinho e iniciar sua própria empresa e se transformar em um concorrente. Em face disso, a primeira opção parece a escolha óbvia para um empregador, o segundo para um empregado, mas não é assim tão simples

Muitas organizações compreensivelmente temem o fracasso e não querem experimentar coisas novas, por falta de financiamento ou de experiência.

A inovação não pode acontecer sem fazer as coisas de forma diferente, assumir riscos, e principalmente, aprender com os erros. Assim, a colaboração entre um funcionário com uma grande ideia e uma empresa com uma visão criativa muitas vezes pode trazer inovação que resulta em maiores lucros e prestígio em sua indústria. Por isso, é de vital importância não só para abrir espaço para inovadores em uma organização, mas também para fornecer incentivos para que eles fiquem.

O Google é bem conhecido por sua abordagem inovadora e eles criaram um processo formal para incentivar o empreendedorismo interno onde cerca de 20% do tempo de um funcionário é gasto em trabalhos relacionados com a empresa que são de interesse pessoal. Quase metade dos lançamentos de novos produtos do Google, incluindo Gmail e Google Earth são originados a partir deste programa.

Entenda o intraempreendedorismo (intrapreneur), o caminho pelo qual várias empresas incentivam a criação de novos negócios ou serviços, gerando inovação.

Como você alcançar a integração bem sucedida dos intraempreendedores em sua empresa?

Existem cinco atributos essenciais para se observar:

Flexibilidade

Processos e procedimentos precisam de ser simplificados para que uma ideia possa e traduzir em sucesso de mercado rapidamente.

Risco calculado

Uma cultura intraempreendedora inevitavelmente gera maiores riscos para a empresa e, como muitas organizações temem o fracasso, não deixam seus pessoal testar coisas novas. Mas a inovação não pode acontecer sem fazer as coisas de forma diferente, assumir riscos e aprender com cada falha.

Gerir as tensões internas

A pesquisa mostra que muitas ideias promissoras falharam como resultado de colegas de trabalho que estão com ciúmes da atenção dada aos seus colegas inovadores ou gestores que não querem perder o controle de seus orçamentos. É preciso vender a ideia a todos os funcionários que a inovação interna é vital para a liderança de mercado, e até mesmo para a sobrevivência da empresa.

Visão de longo prazo

A verdadeira inovação requer tempo e um fluxo previsível de novas ideias que a empresa pode confiar. A criação de uma “unidade de intraempreendedorismo” dentro da empresa permite que ideias sejam desenvolvidas e ativadas em uma base contínua.

As boas surpresas

Às vezes esses sucessos acontecem porque alguém encontra um novo uso para um produto velho ou se aventurou em novas áreas ou países.

Cultura Empreendedora

Existem muitas vantagens para a criação de uma cultura empreendedora em qualquer organização:

  • Impede que um funcionário valorizado saia e se transforme em um concorrente.
  • Candidatos serão atraídos para a empresa porque ela é vista como um ótimo lugar para trabalhar.
  • Serve como atrativo de pessoas empreendedores que preferem não seguir sozinhas, então mantê-las em casa aumenta as chances de grandes ideias.
  • A principal razão das pessoas deixarem suas empresas depois de alguns anos é devido à falta de oportunidades de carreira. Um programa de intraempreendedorismo é uma solução para resolver este problema de retenção.

Claro que existem algumas desvantagens:

  • Enquanto os funcionários se focam em ideias, eles não estão ganhando receita para a empresa.
  • O orçamento para o fracasso é um grande desafio em qualquer empresa.
  • O melhor intraempreendedor pode sair da empresa de qualquer maneira.
  • A reestruturação de uma organização para permitir a inovação pode ser caro e estressante, sem uma boa gestão.
  • Os funcionários que não são inovadores naturais podem se sentir ameaçados.

O mundo de hoje é basicamente sobre “adapte-se ou morra”, uma organização tem de ser capaz de se adaptar e ajustar os seus planos para o futuro em uma base quase contínua. Organizações inovadoras e bem sucedidas são ágeis e flexíveis, aceitam que podem haver várias maneiras “certas” de inovar.

Compartilhe:

Write A Comment