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Em muitas organizações, é a equipe de vendas que mais interage com o público, essa proximidade faz dessas pessoas fonte de muita informação para gerar conteúdo interessante. Nesse post eu cito alguns exemplos de como a equipe de vendas pode ajudar no marketing de conteúdo.

como equipe de vendas ajuda no conteúdo

 

Perguntas Frequentes – FAQ

As pessoas envolvidas com as atividades de venda e atendimento ao cliente precisam responder a muitas perguntas diariamente, de clientes e prospects. Muitas dessas perguntas respondem razões pelas quais as pessoas escolhem comprar ou não seu produto ou serviço e quais as dúvidas que as pessoas têm após a aquisição.

Certifique-se de que todas as perguntas que tanto a equipe de vendas, como o atendimento recebem são registradas adequadamente e forneça essas informações aos seu estrategista de marketing de conteúdo para se tornar a base do seu plano de conteúdo.

Estas perguntas e suas respostas são uma mina de ouro para o seu marketing de conteúdo, podem por exemplo serem publicadas no site como uma área de Perguntas Frequentes.

Glossário

Todos os segmentos possuem termos que confundem as pessoas, e organizar um glossário detalhando esses termos vai ajudar muito seu público, além de melhorar sua classificação em buscas para muitos desses termos.

Criar esse glossário também vai te ajudar a encontrar diferentes palavras-chave. Utilize também enciclopédias e dicionários para encontrar sinônimos e termos relacionados.

Você pode oferecer como uma página no seu site ou um PDF para download.

Leads

As equipes de vendas sempre têm vários formatos de conteúdo para apresentar mais detalhes sobre produtos e serviços, como estudos de caso, apresentações em PowerPoint, e etc.

Todos estes documentos são ótimos atrativos. Você pode criar uma seção separada permitindo que as pessoas escolham por exemplo diferentes estudos de caso em PDF para baixar. Esse tipo de seção não só ajuda a ampliar sua lista de emails, mas também gera leads qualificados.

Personas

Os diferentes perfis dos seus potenciais clientes podem ser facilmente descritos pela equipe de vendas. Se você não entende muito bem quem são as pessoas que podem se interessar pelos seus produtos ou serviços, a tendência é que você tente adivinhar o que essas pessoas querem saber. Pior ainda, você pode cair na tentação de apenas produzir conteúdo sobre seus produtos e serviços em vez de focar na informação que seu público procura ativamente.

Ao conhecer os desejos, necessidades e até mesmo perfis de uma base de clientes, o marketing de conteúdo pode direcionar melhor seus esforços. E como sua equipe de vendas está na linha de frente da interação com o cliente, não há melhor departamento para iniciar o seu desenvolvimento das personas.

Nesse post você encontra questões que são fundamentais para conhecer seu cliente ideal. Aproveite toda essa gama de informações que a equipe de vendas pode fornecer.

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